ASSINE
search button

Copa do Mundo 2022: Catar deve criar tribunais especiais para lidar com bêbados

Fifa irá defender os direitos de seus patrocinadores, inclusive a cervejaria Anheuser-Busch InBev

Compartilhar

O Catar está considerando criar tribunais especiais durante a Copa do Mundo de 2022 para lidar de forma rápida e "gentil" com estrangeiros que desrespeitarem a proibição de beber álcool em um país muçulmano conservador onde estar bêbado em público é proibido, segundo relatou uma autoridade do país nesta segunda-feira (8).

Segundo a reportagem, os 500 mil torcedores esperados no país durante a Copa serão autorizados a beber em zonas predeterminadas, mas a maneira como os valores culturais do país serão conciliados com as exigências da Fifa ainda é tema de debates.

"Eu sei que na África do Sul haviam tribunais específicos durante a Copa do Mundo para este tipo de coisa e isso é algo que estamos discutindo com a Fifa", disse o chefe do Comitê 2022 do Catar, Hassan Al Thawadi, a jornalistas em um evento em Doha.

Durante a Copa de 2010, a África do Sul criou 56 juizados especiais para acelerar o julgamento de casos envolvendo torcedores estrangeiros, para que as situações pudessem ser resolvidas antes que os suspeitos ou testemunhas saíssem do país.

Embora não tão rígido como os vizinhos Arábia Saudita e Kweit, o Catar permite que álcool seja servido apenas em hotéis de luxo.

A Fifa já disse que irá defender os direitos comerciais de seus patrocinadores, inclusive a cervejaria Anheuser-Busch InBev.

No Brasil, em 2014, a venda de bebidas alcoólicas foi inicialmente proibida, mas acabou sendo relaxada por pressão da Fifa.