ASSINE
search button

Adolescentes da Fundação Gol de Letra participam do 2º Festival Jogo Aberto Football for Hope

Evento nesta quarta (11) promoverá novos olhares sobre a prática esportiva

Compartilhar

Cinquenta adolescentes de 12 a 17 anos da Fundação Gol de Letra do Rio de Janeiro e de São Paulo vão participar do 2º Festival Jogo Aberto Football for Hope que acontecerá na próxima quarta, 11 de novembro, no SESC de Nogueira em Petrópolis, no RJ.

Os jovens foram divididos em dois grupos, entre Rio de Janeiro e São Paulo. No Jogo Aberto Football for Hope, o esporte mais popular do mundo é usado como ferramenta de integração, educação e desenvolvimento social. O objetivo desse evento é usar o futebol como base para o debate e pensamentos sobre educação, inclusão, autonomia, respeito à diversidade e construção coletiva.

Na parte da manhã acontecerão os torneios esportivos com vários estilos de jogar o futebol e na parte da tarde acontecerão debates com os temas: Preconceitos: homofobia no esporte e na sociedade; Futebol feminino - participação da mulher no esporte e na sociedade e Corrupção no futebol e investimento do dinheiro público no esporte.

Saiba mais sobre alguns dos estilos de jogar futebol que serão disputados na próxima quarta:

• Sepaktakraw: originário da Malásia, é uma mistura de futebol, vôlei e artes marciais. Surgiu há mais de 500 anos no Sudeste Asiático.

• Chinlone: é tradicional de Myanmar (antiga Birmânia). Trata-se de uma combinação de esporte e dança. Vence quem fizer o jogo mais bonito. 

• Mini futevôlei: joga-se em duas versões: 2 contra 2 ou 3 contra 3. A altura da rede e o tamanho da quadra são menores que os do futevôlei tradicional. 

• Futebol de mãos dadas: o jogo acontece em quadra de futsal e os times são compostos de quatro duplas, que devem jogar de mãos dadas o tempo todo.

• Minijogos 2X2, 3X2, 3X3...: têm as mesmas regras do futsal. O que muda é o número de participantes, podendo ser jogado em versões de 2 contra 2, 2 contra 3, 3 contra 3 e assim por diante.

• Chute na trave: o objetivo não é colocar a bola nas redes, mas acertar a trave (três pontos), no travessão (cinco pontos) e na forquilha (sete pontos). Vence a equipe que somar 50 primeiro.