ASSINE
search button

Casimiro de Abreu recebe congresso internacional de esportes populares

Compartilhar

O município de Casimiro de Abreu será o primeiro do continente americano a receber o Congresso de Delegados da Federação Internacional de Esportes Populares em 2016, que tem como objetivo estimular a prática de exercícios físicos não competitivos, proporcionando uma vida mais saudável e gerando qualidade de vida. O evento, que acontecerá de 24 a 27 de novembro, vai movimentar a economia da região com a vinda de centenas de turistas estrangeiros e brasileiros. São esperados cerca de 300 representantes da Alemanha, Hungria, Estados Unidos, Áustria, Holanda, Japão, Coréia, Canadá, França e China.

O vice-presidente do IVV, nome usado para abreviar o evento, John Graham Fawcett, reuniu-se esta semana com Oscar Pires Junior, secretário de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu, Paulo Senise, presidente da TurisRio, e Luiz Henrique Castilho Garcia, diretor de Marketing da TurisRio, para acertar os detalhes do congresso. Na ocasião, foi definido apoio por parte da Setur/TurisRio no receptivo dos delegados e acompanhantes que chegarão ao Brasil pelo Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim.

Para Paulo Senise, a conquista do evento é mais uma prova do fortalecimento das cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro como destinos turísticos de lazer e de negócios.

"Eventos internacionais são sempre muito bem vindos no interior. Além de comprovarmos a capacidade técnica dos municípios em abrigar demandas deste porte, são excelentes oportunidades para apresentarmos as peculiaridades de regiões ainda pouco exploradas como destino turístico em nosso estado", explica Paulo Senise.

Para o secretário de Turismo de Casimiro de Abreu, Oscar Pires Junior, essa é uma oportunidade única de dar visibilidade à região e fortalecer os esportes populares no país.

"Somos a primeira cidade das Américas a receber esse evento. Temos que fazer parcerias para tornar isso o mais positivo possível. Além disso, temos que pensar em dar continuidade a essa parceria em longo prazo", disse Oscar.

Aproveitando a conquista do evento os municípios do interior estão trabalhando unidos para o fortalecimento do turismo do Estado. Os secretários da pasta de Rio das Ostras, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu vão trabalhar o trade turístico para desenvolver roteiros de curta e média duração para atender esse público diferenciado.

O IVV é uma organização internacional, com sede na Alemanha. No Brasil, desde 2006, a Anda Brasil é a responsável por coordenar as atividades esportivas nos circuitos credenciados. A programação completa do Congresso vai estar disponível na internet já em novembro em uma parceria da Anda Brasil com a Ecobooking, empresa que realiza toda a gestão dos mais de 500 circuitos de caminhadas no país, num endereço exclusivo a ser divulgado pela entidade nacional.