ASSINE
search button

Brasil sobe ao pódio em mais modalidades dos Jogos Mundiais Militares

Compartilhar

Os atletas da natação do Brasil viveram mais um dia de disputas acirradas na piscina de Gimcheon,  na Coreia do Sul, e saíram com mais seis medalhas, nesta quinta-feira (08.10), nos Jogos Mundiais Militares. Na prova de 50m costas, dois atletas no pódio: Nicholas Santos, com o ouro, e Henrique de Souza Martins, com a prata. Com esse desempenho, o Brasil está em segundo no quadro de medalhas da modalidade, atrás apenas da China.

A noite  na Coreia do Sul já havia começado com dois bronzes na prova dos 100m livre, com Graciele Hermann e Nicolas Oliveira. Para fechar, mais duas medalhas no revezamento 4x100 medley: no masculino, o Brasil ficou com a prata e, no feminino, com o bronze.

O Brasil tem mais dois dias na busca por medalhas. Somando os primeiros dias de competição, foram 13 pódios, sendo quatro medalhas de ouro. A distribuição de medalhas na natação reflete o atual quadro de medalhas geral da competição, com Rússia, China e Brasil dividindo grande parte dos pódios.

Dois ouros e uma prata no taekwondo

O taekwondo ajudou o Brasil a manter-se firme na disputa com a China no quadro de medalhas. Nos tatames do complexo esportivo Kafac, os atletas militares conseguiram três medalhas, duas de ouro e uma de prata, sobre lutadores do Irã. O combate mais emblemático foi de Iris Silva Tang Sing, na categoria -46 kg, ao derrotar Nahid Kiyanichandeh no golden point.

"Essa medalha representa estar mais próxima dos Jogos Olímpicos. Foi uma vitória conseguida com muito sacrifício e suor", disse a atleta que somou  20 pontos para o ranking olímpico.

No masculino, Venilton Torres Teixeira bateu o também iraniano Mahdi Eshaghi numa luta de recuperação na categoria -54 kg e conquistou ouro. Em apenas quatro anos como lutador, Venilton já coleciona resultados expressivos, como o bronze no mundial da Rússia e  o 18º lugar no ranking olímpico.  

Na categoria -63 kg, Guilherme Dias não conseguiu superar o iraniano Abolfazl Yaghoubijoubai e terminou a competição com a medalha de prata. "Este ano foi difícil para mim, pois fiquei fora do mundial e do Pan. Essa competição era uma das minhas prioridades. Os resultados de hoje mostram que o taekwondo brasileiro tem um time forte e competitivo", disse. 

"Fizemos três finais com os iranianos, que atualmente são a maior potência no esporte. Ganhamos duas finais. Foi um resultado extraordinário levando em consideração o alto nível dos competidores", acrescentou o da equipe brasileira, Belmiro Giordano.

Dobradinha familiar

O Brasil também conquistou, na prova de resistência, as medalhas de prata e bronze, no individual, com a dobradinha das irmãs Clemilda e Janilde Fernades no cilcismo. A vencedora foi a russa Natalia Boyarskaya. A largada da prova ocorreu às 10h em frente ao Mungyeong Ceramic Museum, com um percurso de 72 km.

Somando o ouro de  Magno Nazaret na prova contrarrelógio na terça-feira e a prata de Ana Paula Polegatch na mesma prova, o Brasil terminou em primeiro lugar por equipes no ciclismo, com  cinco medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. A segunda colocação ficou com a Rússia, também com cinco medalhas (duas de ouro, uma de prata e duas de bronze).

"Estou muito feliz com o resultado, queria agradecer a toda a equipe da Força Aérea Brasileira, e com certeza vamos fazer bonito no Rio 2016. O nosso grande sonho e objetivo é trazer uma medalha de ouro nas Olimpíadas", disse Clemilda Fernandes.

Atletismo

Militares do atletismo conquistaram mais três medalhas nesta quinta-feira no KAFAC Sports Complex, em Mungyeong. O revezamento 4x100m feminino ficou com o ouro, enquanto Aldemir Gomes (20s77) e  Rosângela Santos (23s38) foram bronze na disputa individual dos 200m, no masculino e  no feminino, respectivamente.

"Este é o meu primeiro mundial como militar, e conquistei três medalhas. Mesmo sendo uma competição fora de época, nunca deixei de treinar e me dedicar. Estou fechando essa temporada muito feliz", disse Rosângela Santos, que integrou o revezamento 4x100m e também foi ouro nos 100m no dia anterior.

Além de Rosângela, o revezamento contou com a participação de Vitoria Silva Rosa, Aline Sena e Franciela Krasucki, que terminaram a prova em 43s87. Na sequência vieram Rússia, com 44s20, e China, com 45s05.

Os Jogos Mundiais Militares prosseguem até domingo (11.10). O Brasil está em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, com 47 ao todo, sendo 18 de ouro, atrás de China (69 medalhas, sendo 23 de ouro) e a líder Rússia (104, com 48 de ouro).