ASSINE
search button

Brasileiros vencem edição Ironman Rio de Janeiro

Circuito de triatlo reuniu cerca de mil atletas de 16 nacionalidades

Compartilhar

Os brasileiros dominaram o pódio do Ironman Rio de Janeiro 70.3, que foi realizado na manhã deste domingo (04/10). Na elite masculina, o goiano Santiago Ascenço terminou o circuito com o tempo de 3h58m51s, enquanto Mariana Borges, da elite feminina, finalizou a prova em 4h40m34s. A cidade, que se prepara para receber os Jogos Olímpicos Rio 2016, entrou pela primeira vez no calendário de provas do Ironman, que tem por diferencial, o percurso com 1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte, apoiou o Ironman 70.3.

- Este é o segundo maior evento de triatlo do mundo. Vimos que a cidade e o Estado do Rio já estão no clima olímpico. Nós, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, temos o maior orgulho de ter incentivado este projeto, o qual mostra que é fundamental a parceria público-privada para o desenvolvimento de competições do nível do Ironman, que está pela primeira vez no Rio de Janeiro. Nosso objetivo é ir além e trazer a etapa mundial, que atualmente é realizada no Havaí, para a Região dos Lagos – disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, ao premiar os atletas.

Nas segunda e terceira posições da elite masculina ficaram os também brasileiros Paulo Roberto Maciel da Silva (4h09m12s) e Luiz Francisco Paiva Ferreira (4h10m07), respectivamente. Santiago, que ficou na primeira posição, também já havia sido campeão do Ironman 70.3 de Penha (SC), em 2009, e foi vice-campeão do Ironman Brasil 2014.

- A prova foi perfeita. Ter novamente uma competição de nível internacional no Rio de Janeiro, onde tudo começou na década de 70 é muito bom. De maneira geral, foi muito boa e espero que no ano que vem, tenhamos mais atletas participantes - disse o campeão Santiago Ascenço.

No pódio feminino, a brasileira Carol Furriela terminou em segundo lugar (4h45m09), seguida pela argentina Erika Simon (4h54m52s). Ao todo, cerca de mil atletas de 16 nações participaram do Iroman Rio de Janeiro 70.3, que conta pontos para o ranking e distribuirá 30 mil dólares aos atletas de Elite, masculino e feminino, além de 35 vagas para a Faixa Etária no Mundial da categoria em 2016, na Austrália. 

- No final, senti um pouco e dei uma quebrada, mas com a energia da galera, consegui terminar e fechar com o primeiro lugar - afirmou Mariana Borges, que foi sexta colocada no Ironman Fortaleza 2014. 

O Ironman Rio de Janeiro 70.3 é o quarto de um total de cinco eventos do Circuito Ironman no país. O calendário completo tem o Ironman 70.3 Brasília, Ironman Florianópolis, o Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay, única prova binacional de todo o circuito; o Ironman Rio de Janeiro 70.3; e o Ironman Fortaleza, que fechará a série em novembro.