ASSINE
search button

França bate Portugal em amistoso e mantém invencibilidade de 40 anos

Compartilhar

Por pouco, a constelação presente no estádio José Alvalade não decepcionou no duelo entre Portugal e França, em Lisboa. Abrindo a sequência de amistosos internacionais desta sexta-feira, os franceses venceram os anfitriões por 1 a 0 com as principais estrelas dos dois times em campo. O único gol foi marcado por Valbuena, meia do Lyon.

Mesmo com Cristiano Ronaldo no comando do ataque, o time português não conseguiu furar o bloqueio adversário, mantendo vivo o tabu de 40 anos sem vitória sobre a França – o último triunfo de Portugal ocorreu em 26 de abril de 1975, por 2 a 0, em amistoso internacional.

Desde então, foram 10 confrontos entre as duas seleções, todos vencidos pela equipe francesa. Antes desta sexta-feira, o último deles teve festa dos Bleus por 2 a 1 em amistoso realizado em 11 de outubro do ano passado, após a disputa da Copa do Mundo.

O jogo  

A partida mal havia iniciado quando a França teve um desfalque importante. Revelação do Lyon na atual temporada, o atacante Fekir sentiu dores no joelho e não reuniu condições de continuar em campo, sendo substituído pelo colchonero Antoine Griezmann. Inabalado, o time de Didier Deschamps mostrou categoria com um belo drible de Sissoko sobre Adrien Silva.

Empolgado com a oportunidade de atuar desde o início do jogo, Griezmann quase foi o autor de um lance fundamental na marca dos 30 minutos. O meia do Atlético de Madri demonstrou boa visão ao acionar Matuidi, do PSG, que deixou o luso-brasileiro Pepe para trás e finalizou para o gol. Atento e bem posicionado, o goleiro Rui Patrício evitou o pior para os portugueses.

Menos de dez minutos depois, o zagueiro do Real Madrid voltou a falhar na marcação sobre Griezmann e fez a falta sobre o francês, que buscava a tabela com Benzema. Mesmo à longa distância, Cristiano Ronaldo fez sua pose habitual e soltou uma bomba para a meta adversária. A bola ainda quicou no gramado e complicou o trabalho de Lloris, mas o arqueiro conseguiu afastar o perigo.

No retorno para a etapa final, foi a vez de Rui Patrício salvar o time anfitrião. Após falha da defesa portuguesa, Sissoko recebeu de Benzema e tabelou com Griezmann, devidamente travado pelo goleiro no momento do chute. Aos oito, o volante Morgan Schneirdelin, do Manchester United, lançou o centroavante francês pela esquerda. Veloz, Benzema não precisou de muito tempo para completar para o gol, exigindo outra boa defesa de Rui Patrício.

Ainda incendiando a partida e preocupando a defesa portuguesa, Antoine Griezmann costurou a zaga de Deschamps e foi derrubado na entrada da área pelo beque José Fonte. Mesmo com o craque Paul Pogba em campo, quem pediu a bola e assumiu a responsabilidade foi Mathieu Valbuena, do Lyon. Cheio de categoria, o meia acertou o ângulo esquerdo de Rui Patrício e fez a festa na casa adversária, diante da torcida que não comemora contra a França há quatro décadas.