ASSINE
search button

Policiais de UPPs são convocados para seleção brasileira militar de futebol

Compartilhar

Pela primeira vez na história, dois policiais militares foram convocados para compor o time da Seleção Brasileira Militar de Futebol, que irá disputar a 6ª Edição dos Jogos Mundiais Militares, em setembro, na Coréia do Sul. A dupla trabalha em Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), mas por um curto período de tempo, vão trocar os projetos sociais pelo treino diário de futebol.

Os selecionados para participar dos jogos são os soldados Endson Rosendo Patriota, lotado na UPP Mangueira, e Cláudio Rafael da Silva Bernardino, lotado na UPP Arará/Mandela. Ambos já tinham um histórico no futebol, mas deixaram de lado uma possível carreira no esporte para ingressarem na carreira militar.

O soldado Cláudio passou por clubes profissionais fora do Rio como Grêmio, Novo Hamburgo e Imbituba, além de breves passagens pelo Flamengo, Madureira e Bonsucesso. Mas a desilusão com um empresário fez com que decidisse optar por um segundo sonho: uma carreira na Polícia Militar.

Na sua passagem pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), ele continuou jogando futebol. Durante uma partida, ele foi selecionado para participar da seleção da Polícia Militar. Foi durante um jogo contra o Corpo de Bombeiros que um general do exército o viu jogando e o convidou para compor a Seleção Brasileira Militar de Futebol. 

"Quando cheguei para treinar, estava meio desacreditado, mas vi que o grupo era muito bom. Eles me receberam muito bem e com o tempo e o decorrer do trabalho, fui ganhando confiança e hoje acredito que tenho grandes chances de ir para a Coreia como titular. Nós iremos disputar as primeiras partidas com as seleções do Omã, Iraque, Egito e Costa do Marfim. Estas duas últimas são times muito fortes, mas estou confiante", disse o soldado.

A história do soldado Endson Patriota é parecida com a de Rafael. Ele jogou em times de base e clubes da segunda divisão, porém como não tinha muitas expectativas na área, decidiu optar pela outra carreira que sonhava e fez prova para a Polícia Militar. Jogando pela seleção da PM, ele também foi descoberto durante a partida contra o time dos Bombeiros. 

"A expectativa é muito grande, mas vou dar o meu melhor para voltar bem desse campeonato. A seleção está bem forte, estamos invictos nos amistosos, ganhamos da seleção da polícia e do time sub-20 do Botafogo", afirmou.

Até o fim dos Jogos Militares, os soldados ficarão afastados de suas atividades nas UPPs. Eles treinam diariamente com os outros jogadores da Seleção Brasileira Militar de Futebol, oriundos das Forças Armadas, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca. 

A competição

Os Jogos Mundiais Militares são um evento multiesportivo realizado a cada quatro anos pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM). O primeiro aconteceu em 1995, em Roma, na Itália, como celebração dos 50 anos do final da Segunda Guerra Mundial. A Coreia é sede da sexta edição dos jogos, que também já passaram por Hyderabad (Índia), Zagreb (Croácia), Catânia (Itália) e Rio de Janeiro. 

O evento esportivo reúne cerca de sete mil competidores de 110 países. Os 6º JMM acontecerão em oito cidades da República da Coreia: Mungyeong, Pohang, Kimcheon, Yeongju, Andong, Sangju, Yecheon e Yeongcheon. A abertura dos Jogos será realizada no dia 2 de outubro, mas as partidas de futebol começarão em 30 de setembro. A data prevista da chegada da delegação brasileira na Coreia é 28 de setembro, com retorno de toda delegação até o dia 12 de outubro. 

O Brasil participa dos Jogos Mundiais Militares desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália. A meta do Brasil, em 2015, é superar as 111 medalhas conquistadas na última edição do evento, em 2011, no Rio de Janeiro, e ser novamente o país com maior número de medalhas no mundial. Esses Jogos são considerados de extrema relevância para as Forças Armadas brasileiras e servem como apoio ao esporte nacional, visando à preparação dos atletas que também irão aos Jogos Olímpicos Rio 2016.