ASSINE
search button

Chile derruba 'favorita' Argentina nos pênaltis e vence Copa América

Equipe chilena conquista o primeiro grande título de sua história

Compartilhar

O Chile nunca tinha conquistado um título grande. A Argentina não levantava um trofeu com a seleção principal há 22 anos. Eram tabus longos demais para serem quebrados com facilidade. Todos queriam muito, mas também tinham medo demais de perder a chance. Então a final da Copa América foi dramática, tensa, arrastada, brigada e sofrida até o final, justificando a vontade que os dois times tinham de sair da seca. Após 120 minutos de bola rolando, 0 a 0. A impressão era que ninguém conseguiria respirar aliviado. Mas nos pênaltis, finalmente o Chile conseguiu soltar o grito de "campeão", com vitória por 4 a 1. É a consagração perfeita da melhor geração que o Chile já teve treinada por um dos melhores técnicos sul-americanos da atualidade. 

No começo do jogo chamaram atenção as mudanças que o treinador Jorge Sampaoli promoveu na defesa para conseguir parar a Argentina. O volante Marcelo Díaz recuou para jogar como zagueiro, e Gary Medel foi deslocado para o lado esquerdo da defesa, encostando mais em Lionel Messi. Além disso, o lateral Isla jogou praticamente como zagueiro para marcar Di María (que deu lugar a Lavezzi no meio do primeiro tempo). Mas tantas mudanças defensivas não significaram que o Chile ficou recuado. Foi comum ver as linhas do time avançarem e fazerem pressão nos defensores argentinos.

E no ataque o Chile não mudou, continuou inspirado, dominando o jogo e mostrando por que era o time com mais gols marcados na Copa América. Criou as melhores chances no primeiro tempo, inclusive com um chutes perigosos de Vidal, Vargas e Sánchez de dentro da área. Valdivia também teve uma boa oportunidade no início, mas preferiu tocar em vez de passar.

A Argentina foi muito pobre ofensivamente. Não armou, não se livrou da boa marcação chilena e sequer aproveitou os raros contra-ataques. Bravo fez duas boas defesas, em cabeceio de Aguero e chute de Lavezzi, mas foram lances esporádicos ainda no primeiro tempo. O técnico Tata Martino não conseguiu melhorar o time nem com orientações no vestiários e nem com alterações no segundo tempo.

O Chile teve incrível chance aos 36min do segundo tempo, quando Sánchez recebeu ótimo passe na área, mas chutou de primeiro para fora, perto da trave. Mas a Argentina ainda assustou nas duas formas que podia, na bola aérea e no contra-ataque. Primeiro houve um pênalti de Medel em Rojo que o juiz não marcou. Depois Messi iniciou uma jogada que por pouco não terminou em gol de Higuain.

Ao contrário do que aconteceu em todos jogos anteriores, o empate até os 90 minutos levou o jogo para a prorrogação. Os 30 minutos foram sonolentos, com exceção de alguns contra-ataques. Sanchéz mais uma vez perdeu a melhor chance do Chile. A Argentina sequer assustou. E até o juiz queria que a partida fosse logo para os pênaltis, já que encerrou dez segundos antes do normal, sem qualquer acréscimo.

Nos pênaltis os erros decisivos foram de Higuain, que chutou para fora, e Banega, que teve a cobrança defendida por Bravo. Messi tinha acertado o primeiro. Pelo Chile Fernández, Vidal, Aránguiz e Sánchez acertaram, sendo que o atacante do Arsenal até arriscou uma "cavadinha" no último pênalti da noite.

Valdivia irritado

Aos 29min do segundo tempo, Sampaoli resolveu fazer sua primeira substituição e causou polêmica: tirou Jorge Valdivia para colocar Matías Fernández. É claro que o meia não ficou nada satisfeito, saiu falando palavrão, balançando a cabeça e sequer cumprimentou seu companheiro no meio-campo. Ele teve uma atuação abaixo do esperado e não encerrou bem uma Copa América na qual estava brilhando. Pelo menos comemorou no final.

Nada de Tevez

Lavezzi, Higuain e Banega. Esses foram os jogadores que Tata Martino colocou em campo durante a partida. Mais uma vez Carlos Tévez, que teve uma ótima temporada pela Juventus, ficou no banco de reservas.

Twitter de olho

Mesmo sem o Brasil na final da Copa América, os brasileiros agitaram as redes sociais por causa de Chile x Argentina. Durante toda a partida, diversas palavras relacionadas ao jogo estiveram entre as mais citadas do Twitter: Chile, Di María, Tevez, Bravo, Valdivia, Higuain, Rojo, etc...

Artilharia magra

Eduardo Vargas (quatro gols) e Kun Aguero (três gols), que estavam na briga pela artilharia da Copa América, tiveram atuações tão discretas que até foram substituídos durante a partida. Arturo Vidal tinha três e jogou bem, mas desperdiçou boas chances de virar o grande artilheiro. Com isso, Paolo Guerrero e o próprio Vargas acabaram como goleadores do torneio, com apenas quatro gols em sete jogos.