ASSINE
search button

Zen Ruffinen: "A FIFA não corrigiu o que eu denunciava"

Ele foi o primeiro executivo da Federação a denunciar a corrupção na organização

Compartilhar

Michel Zen Ruffinen (Suíça, 1959) foi o primeiro executivo da Fifa a denunciar a corrupção na organização que rege o futebol mundial. Ele fez isso em 2002 com um relatório devastador que anunciava as más práticas que levaram à demissão de Sepp Blatter e a prisão de 17 pessoas, 14 membros da FIFA, e três empresas que lidam com a exploração direitos de TV e marketing. "Naquele momento eu senti que a Fifa tinha problemas muito grandes e agora as coisas são muito piores do que há 13 anos", diz Ruffinen.

O relatório explosivo que o fez renunciar ao cargo de secretário-geral da FIFA. "Eu saí porque era impossível trabalhar com a mesma gestão e assinei um contrato em que ambas as partes não poderiam criticar nem falar do meu tempo como Secretário-Geral e dos membros da FIFA", explica ele.

Ruffinen, um advogado especializado em direito desportivo, agora trabalha para uma empresa que se dedica, entre outras atividades, a organizar partidas amistosas internacionais.

Na sala principal do escritório há uma longa mesa de madeira clara e uma TV de plasma gigante. A fria funcionalidade dos móveis é rompida pelas paredes forradas com as camisas emolduradas de seleções de equipes de todo o mundo. "O que eu fiz no relatório foi o de anotar as coisas que eu conhecia. FIFA deve corrigi-los, o problema é que nada foi feito, e a consequência é que tudo explodiu agora ", adverte.

A figura central do escândalo da FIFA é Jack Warner, ex-presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). A FIFA lhe cedeu por um dólar os direitos televisivos do mundo 98 o que foi denunciado por Ruffinen, no seu relatório. O que a princípio parecia um gesto de solidariedade organizado pelo ex-presidente João Havelange para o evento e foi seguido por todas as ilhas do Caribe, tornou-se um grande negócio, porque Warner os revendia e fez milhões. Ele também chegou à Copa do Mundo de Sub-17 em 2001, em seu país, Trinidad e Tobago, a agência de viagens oficial não era a FIFA, mas a sua própria. Para esse mesmo campeonato, Blatter concedeu um projeto para SEMTOR, uma empresa que havia contratado um filho de Warner. Os peritos consultados advertiram que o projeto foi exagerado e que o seu custo seria de entre 300.000 e 500.000 dólares. No entanto, os valores pagos pela FIFA totalizaram mais de 1.950 mil dólares.

"Quando a FIFA conclui que o dinheiro foi usado para fins pessoais, ele deveria ter intervindo, aplicado sanções e recuperado o dinheiro. Algumas pessoas dizem que isso não tenha sido feito, mas eu não posso dizer, porque eu não estou na FIFA", disse Ruffinen, que viu a imprensa suíça interpretar como uma ameaça de morte algumas palavras de Warner antes de uma visita dele para Miami, em 2002, no congresso da Concacaf. "Eu não posso garantir a segurança do secretário-geral da FIFA", disse à época Warner.

A coerção pela Goal

 O programa Goal para o desenvolvimento do futebol, também foi amplamente criticado pelo ex-secretário-geral. "Estes programas são bons, porque há muitas federações no mundo que precisam de ajuda. A questão mais sensível é saber o que acontece uma vez tomada a decisão de ajudar. O grande problema é o uso de dinheiro, não sei o que foi feito desde que eu era secretário, mas eu sempre disse que você tem de controlar o dinheiro ", diz Ruffinen, que proferiu estas palavras quando leu para o comitê executivo do relatório de há 13 anos "O presidente aproveita os projetos Goal e FAP para usá-los para influenciar o curso dos acontecimentos dentro e fora da FIFA.  Isto é particularmente evidente na Concacaf onde numerosas associações foram persuadidas de que perderiam todo o apoio financeiro se não fornecer suporte para o atual regime "

 "Em 15 anos se demitiram sete ou oito membros do comitê executivo sempre por rumores, relativo às irregularidades" continua Ruffinen. Duas das renúncias mais comentadas eram os de João Havelange como presidente de honra da FIFA e seu filho Ricardo Teixeira como membro do comitê executivo para demonstrar que recebeu milhões em subornos de ISL, empresa falida que conseguiu os direitos de transmissão televisiva Copa do Mundo e a comercialização FIFA.

Descobertos os diversos pagamentos em contas pessoais de Havelange e Teixeira ou suas empresas coligadas ascendeu a 22,3 milhões entre 1992 e 2000. "É uma boa sugestão de que o presidente da Fifa está longe de decisões como a venda audiovisuais ou de marketing direitos", acrescenta. "O pior de tudo foi a decisão de conceder Copas do Mundo da FIFA de 2018 e 2022 de cada vez. Eu não consigo entender, era difícil antes, mas em uma situação qualquer coisa pode acontecer. "

Mundial em vários lugares como uma solução

Promotores suíços investigam as concessões à Rússia 2018 e Qatar 2022. O promotor Michael Lauber na semana passada ordenou o registro da sede da FIFA, incluindo o escritório de Blatter, e revendo computadores. "A estrutura de votação tem sido um erro fatal com apenas 24 pessoas a tomar uma das decisões econômicas mais importantes do mundo. Será que na próxima eleição para 2026 se dará direito a todas as federações. Isso é melhor, mas não é ideal, temos de ver como isso pode ser feito, talvez, o exemplo seria copiar o sistema do COI ", reflete Ruffinen. "Houve um membro da FIFA que tomou a decisão de não votar em uma eleição porque havia muita pressão", lembrou. "Talvez para diminuir essa pressão fosse melhor para distribuir a sede do mundo por países como será o Euro 2020", diz ele. A UEFA determinou que 13 cidades, incluindo Bilbao, abrigassem as partidas. As semifinais e final serão disputada em Londres. Questionado sobre a eleição da Rússia e Catar, Ruffinen diz: "Quando a FIFA decidiu atribuir um mundial há uma lista de compromissos, quando a FIFA escolheu o Qatar, suponho, que incluiu um estudo sobre as questões climáticas. Fazer uma enorme concorrência, em um território tão pequeno é que não parece tão lógico. Eu sempre fui a favor disso organizado com um país vizinho ".

Alterar a forma jurídica para a regeneração

Ruffinen lida com os rumores de que Blatter tem um ás na manga para encontrar uma solução que lhe permita permanecer à frente da FIFA. Isso impediria o processo de regeneração. "Primeiro você tem que reestruturar o comitê executivo e mudar a forma jurídica da FIFA. Agora é uma associação no registro do comércio suíço, mas não é o suficiente. Organização deve ser limitada, mas com algumas especificações em relação ao direito desportivo. Temos de criar um novo modelo que não existe no direito suíço", diz o ex-secretário-geral, que é a favor que os executivos da FIFA possam ser julgados.

"Eles devem ter uma responsabilidade legal similar que é um administrador de uma sociedade anônima de direito suíço, que é muito severa."

A outra grande parte da reforma de Ruffinen não é fácil. "O princípio básico com a montagem da FIFA iria respeitar o direito de cada federação para ter um voto para algumas decisões gerais, mas não todos. Ao mesmo tempo, uma câmara na qual as maiores federações têm interesses diferentes em relação a algumas decisões econômicas pode ter o direito de bloquear o que decide a reunião ou tomar decisões por si" deve ser criado. A questão é necessária. Federações menores não se rebelaram? "A chave é entender e legalmente assegurar-lhe que não vai perder financeiramente."