ASSINE
search button

Combicampeão mundial, canoagem de velocidade brasileira é convocada para o Pan

Compartilhar

Do programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, em 2005, na cidade de Ubaitaba, na Bahia, a destaque mundial na canoagem velocidade. A trajetória que inspira muitos jovens brasileiros terá mais um capítulo a partir do dia 11 de julho, quando começarão as disputas da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

Na maior competição das Américas, o baiano Isaquias será o principal nome da delegação brasileira de canoagem velocidade, que conta com outros 13 canoístas. Bicampeão mundial na prova C1 500m, o brasileiro vai disputar a prova do C1 1000m. As provas de canoagem no Pan de Toronto serão um show à parte. As disputas estão marcadas para   Welland — nome que vem de uma palavra celta que significa “rio bom” —, entre os dias 11 e 14 de julho.

A canoagem brasileira conta com o apoio do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, e principalmente, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o patrocinador oficial.

A delegação convocada para o evento terá 13 atletas que recebem recursos diretos do Ministério do Esporte. Isaquias e Erlon de Souza fazem parte do Bolsa Pódio, que garante suporte financeiro para os atletas com reais chances de medalhas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. 

 Já Ana Paula Vergutz, Ariela Cesar Pinto, Beatriz Renata Vergutz, Celso Dias de Oliveira Júnior, Edson Isaias Freitas da Silva, Erlon de Souza Silva, Gilvan Bitencourt Ribeiro, Hans Heinrich Mallmann, Mariane dos Santos da Silva, Roberto Maheler, Vagner Junior Souta e Valdenice Conceição do Nascimento recebem a Bolsa-Atleta nas diferentes categorias. Completa a equipe a canoísta Ediléia Matos dos Reis.   

Como toda criança que inicia no esporte, a descoberta no programa social era mera brincadeira para Isaquias. Não demorou para a diversão se tornar séria. Atualmente, o atleta faz parte da seleção permanente de canoagem, que treina focada nos Jogos Olímpicos Rio 2016 na Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 36 km da capital mineira. Na cidade, a equipe de canoa masculina conta com estrutura para se prepararem da melhor forma possível. Além de uma lagoa de 6,3km exclusiva para o treinamento dos brasileiros, os atletas têm moradia, serviços de fisioterapia, Ciências do Esporte, entre outros.