ASSINE
search button

Seleção se apresenta para Copa América com atletas em alta nos seus clubes

Compartilhar

Todos concordam: em competições de "tiro curto", como Copa América, Copa das Confederações ou até Copa do Mundo, é essencial que os jogadores de uma equipe estejam em um bom momento, pois não há muito tempo para recuperação após um erro simples ou um resultado ruim. Por isso, para avaliar as chances do Brasil na Copa América de 2015, é essencial observar como estão os atletas convocador por Dunga.

De acordo com análise do Terra , a maioria dos jogadores chega em boa fase, 12 ao todo. Já seis estão mantendo a média, ou seja, atuando no nível normal que conseguem, enquanto apenas outros cinco estão em baixa.

Veja como foi a temporada e os momentos mais recentes dos convocados por Dunga para a Seleção:

EM ALTA

Danilo (Real Madrid-ESP)

Não é à toa que Danilo foi contratado pelo Real Madrid. Em três anos jogando pelo Porto-POR, ele evoluiu de forma significativa, tanto por defender melhor quanto por atacar com mais eficiência. Fez até gol em seu último jogo pelo Porto e chegará com moral no Real.

Thiago Silva (PSG)

Não começou tão bem a temporada europeia, teve problemas com lesão, mas fez um ótimo primeiro semestre de 2015. Voltou a ser o zagueiro seguro que era antes da Copa do Mundo, inclusive na recuperando espaço na Seleção Brasileira.

Casemiro (Porto-POR)

Chegou ao Porto sem muito alarde, mas mostrou qualidade muito rápido e logo virou titular. Finalmente está cumprindo as expectativas que criou quando jogou nas categorias de base da Seleção Brasileira e se firmando também no time de Dunga.

Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)

Dois anos após chegar no Wolfsburg, ele se firmou como um dos líderes do elenco. Além disso, também conquistou o título da Copa da Alemanha e até fez gol na final contra o Borussia Dortmund.

Philippe Coutinho (Liverpool-ING)

Foi o melhor jogador do Liverpool na temporada e manteve a evolução que tem conseguido a cada temporada. Também se firmou na Seleção Brasileira e pode até ser titular na Copa América, por causa da lesão de Oscar.

Willian (Chelsea-ING)

Em sua sua segunda temporada pelo Chelsea, se firmou de vez no time titular e participou de praticamente todos jogos que levaram o time ao título do Campeonato Inglês. Também brilhou na Seleção Brasileira desde que Dunga assumiu o comando e hoje já é o segundo jogador mais decisivo da equipe.

Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE)

Não foi uma temporada regular, até porque Firmino se lesionou e também viu seu time ser muito inconstante. Mas nos últimos meses ele conseguiu grande evolução e até brilhou na Seleção Brasileira. Vai ser um dos principais alvos dos grandes times europeus para a próxima temporada.

Robinho (Santos)

Fez diferença no título do Campeonato Paulista conquistado pelo Santos, tanto em campo quanto fora dele. Ele sobra no futebol brasileiro, com gols e até jogadas de efeito. Está na Seleção para fazer exatamente o que tem feito no Santos: ser uma liderança diferente no meio de tantos jovens.

Neymar (Barcelona-ESP)

Foi a temporada perfeita para provar que está totalmente adaptado ao futebol europeu, podendo fazer diferença até na Liga dos Campeões. Entendeu-se perfeitamente com Messi e Suárez, formando um trio de ataque impressionante, mas mesmo assim mostrou sua individualidade. E na Seleção Brasileira vai ainda melhor, pois já se firmou como 5º maior artilheiro do time na história.

Neto (Fiorentina-ITA)

Nem começou a temporada como titular, mas evoluiu a ponto de se firmar no time principal e brilhar em jogos importantes. Agora já especulado inclusive em times grandes da Europa. Só entrou na Seleção por causa da lesão de Diego Alves, mas parece ter condições de dar conta do recado, se for necessário.

Fabinho (Monaco-FRA)

Aos 21 anos, fez uma temporada de gente grande, sempre com muita segurança na lateral direita. Também mostrou versatilidade para jogar como volante no Monaco. Na Seleção ele chegou discretamente, saindo da equipe Sub-21 de forma improvisada, mas agradou Dunga.

Everton Ribeiro (Al Ahli-EAU)

Jogar no Oriente Médio não é a melhor forma de se manter em alto nível, mas pelo menos Everton tem conseguido desequilibrar pelo seu novo time. Tanto que vai "atrasar" na apresentação da Seleção porque vai disputar a final da Copa do Presidente nos EAU.

NA MÉDIA

Jefferson (Botafogo)

Pesa contra ele apenas o fato de ter se recuperado de uma lesão grave recentemente. Mas já voltou a jogar pelo Botafogo e provavelmente manterá seu bom nível de atuações.

Marcelo Grohe (Grêmio)

Não teve atuações de altíssimo nível, como fez no final do ano passado, mas continua sendo um ponto de segurança no Grêmio e será um bom reserva para Jefferson, já que ganhou a confiança de Dunga e de Taffarel na Seleção Brasileira.

Marquinhos (PSG)

Ainda não conseguiu se firmar como titular absoluto no Paris Saint-Germain, mas já deixou claro que tem potencial para jogar em alto nível. Chegou a atuar como lateral direito na temporada. Ganhou a concorrência com Gil, do Corinthians, e foi convocado para a Copa América.

Miranda (Atlético de Madrid-ESP)

Não foi uma temporada fácil para o Atlético como um todo. Miranda até manteve seu bom nível de atuação, mas sem brilhar ou conquistar grandes glórias. Pelo menos na Seleção Brasileira ele tem a confiança de Dunga e virou titular absoluto do time.

Geferson (Inter)

O lateral esquerdo do Internacional fez apenas 15 jogos como profissional e já agradou Dunga, que está de olho nele principalmente para a Seleção olímpica. É um jogador de potencial, mas parece ser difícil determinar se ele está pronto para um desafio tão grande já.

Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR)

Sem muito alarde, Douglas tem feito seguidas boas temporadas no time ucraniano, jogando pelas pontas do ataque. Tanto que chegou a ser cogitado e observado nos grandes times da Europa.

EM BAIXA

David Luiz (PSG)

Ele acumulou atuações negativas na Liga dos Campões e também deu mostras de inseguranças no Campeonato Francês - apesar do título nacional no país. Na Seleção ele começou como titular absoluto de Dunga, mas corre risco de perder a vaga para seu companheiro de PSG, Thiago SIlva.

Elias (Corinthians)

Após começar a temporada "voando baixo", apoiado pelo bom reinício de Tite no Corinthians, Elias viveu dias complicados: virou reserva e sequer foi usado no jogo contra o Palmeiras, neste domingo. Agora chegará para a Copa América com pouco ritmo de jogo e vai demorar para pegar a boa fase novamente.

Fernandinho (Manchester City-ING)

Assim como seu time, que saiu muito mal da disputa pelo título, Fernandinho não conseguiu manter um bom nível durante a temporada. Foi muito irregular e acabou indo para o banco de reservas por isso.

Filipe Luis (Chelsea-ING)

Ele diz que não, mas é evidente que mudança para o Chelsea atrapalhou o futebol de Filipe Luís, pois ele jogou pouco na temporada e parou no banco diversas vezes. Na Seleção ele tem mais moral e, com saída de Marcelo, terá que dar conta do recado na esquerda.

Diego Tardelli (Shandong Luneng-CHN)

A mudança para a China sempre gera muitas dificuldades, mas Tardelli não esperava por tantas. Ele se lesionou, demorou para fazer seu primeiro gol e até agora seu time está nas últimas posicões no Chinês. Apesar disso, tem boas chances de ser titular da Seleção Brasileira.