ASSINE
search button

Ministro dos Esportes pensa em tirar Brasileirão da CBF

Compartilhar

A CBF pode perder os direitos sobre o Campeonato Brasileiro, pelo menos esse é o desejo do ministro dos Esportes, George Hilton. Ele acredita que o torneio deve ser organizado por uma liga independente.

Em entrevista ao Estadão, o ministro afirmou que agora seja o momento para se pensar como acontece a organização dos clubes no Brasil e no resto do mundo. "Penso que este talvez seja o grande momento de a gente discutir a organização dos clubes de futebol no Brasil como acontece no restante do mundo. Você tem a Liga que administra os campeonatos nacionais, você tem o órgão, que é a confederação, cuidando só da seleção daquele país. Você tem a Liga que administra os campeonatos nacionais, você tem o órgão, que é a confederação, cuidando só da seleção daquele país. Ou seja, você teria o Campeonato Brasileiro sendo organizado por uma Liga e a CBF ficaria exclusivamente com a seleção brasileira", disse.

Ele ainda acredita que a CBF irá resistir ao projeto, mas tem esperanças que o momento de crise na sigla - após a prisão do ex-presidente José Maria Marin, na Suíça - possa abrir espaço para transformações.

"Tenho defendido isso nas minhas idas aí pelo País. Claro que a CBF resiste a isso, mas, se você pegar os países aí, na Europa, você vai ver que quem organiza os campeonatos nacionais é a Liga."

E segundo o ministro, tal liga criada ainda seria responsável pela venda dos direitos de transmissão dos sinais de televisão das partidas - escândalo que agora envolve empresas de marketing esportivo ligadas à Globo.