ASSINE
search button

Neymar e Marcelo na final da Champions podem "atrasar" Dunga

Compartilhar

Com Barcelona e Real Madrid nas semifinais da Liga dos Campeões, a possibilidade de Neymar e Marcelo chegarem à decisão da principal competição de clubes da Europa é grande. Neste caso, a dupla convocada por Dunga teria um atraso na preparação para a Copa América: a partida final em Berlim será no dia 6 de junho, cinco dias depois da data marcada como apresentação da Seleção Brasileira na Granja Comary. O técnico diz que vai torcer para que os dois avancem na Champions, mas admite que o cronograma será bastante prejudicado.

"Espero que os dois estejam na final. Temos que esperar acontecer. Mas o treinamento (na apresentação à Seleção) não vai ser o ideal. Dois dias de exames e testes, e começar a treinar na quarta. Quinta, sexta e sábado, reduzir treino. É fim de temporada, vamos ver como vão se apresentar, e em cima dos testes, vamos começar o treinamento. O importante é que cheguem inteiros", disse Dunga.

Além de perderem os primeiros dias de condicionamento e treino da Seleção em Teresópolis, Neymar e Marcelo ficariam fora também do amistoso com o México no dia 7 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo. Três dias depois, o Brasil encerra sua preparação contra Honduras, no Beira-Rio. Já a estreia na Copa América acontece em 14 de junho, diante do Peru, em Temuco, no Chile.

Veja mais momentos da entrevista de Dunga na convocação para a Copa América:

Robinho veterano 

"Logicamente, hoje é um jogador muito mais experiente. Sabe do seu papel dentro da Seleção, vive grande momento no Santos, assim como em outras épocas. O Robinho foi artilheiro da Copa América (em 2007) e teve passagem brilhante. Agora, vem pela capacidade técnica e com uma responsabilidade maior de passar experiência aos mais novos".

Oscar fora da Copa América 

"O Oscar teve uma lesão no último treino do Chelsea. Conversamos com o Mourinho (técnico do Chelsea), e a recuperação vai ser lenta. Contamos com ele para as Eliminatórias, e achamos melhor esperar".

Sem novidades na lista final 

"Na Seleção Brasileira, o grupo nunca está fechado. Mas há jogadores que vêm conosco frequentemente, e não tem por que mudar. Quando acharmos que tem alguém merecendo, vamos chamar. Não digo experiência, mas dar oportunidade a quem está se destacando".

Colômbia: rival perigoso? 

"A Colômbia sempre teve jogadores de talento, e agora, com técnico argentino (José Pekerman), aliou à responsabilidade tática, assim como Chile, Uruguai, Paraguai. E com jogadores com experiência europeia, eles incorporaram responsabilidade tática".

Mais amistosos no Brasil 

"A Seleção tem que fazer mais amistosos do Brasil, ficar perto do torcedor, aproveitar a energia do nosso torcedor. Que os jogadores se sintam abraçados".

Dunga versão "light" 

"Acho que a gente muda a cada dia, se aprimora, busca mais qualificação como treinador e como pessoa. Você fica mais velho, começa a ter mais paciência, pensa duas, três vezes antes de tomar uma decisão. A cada dia, tem uma nova visão das coisas. Mas a essência dificilmente vai mudar".

Diego Tardelli: convocado mesmo jogando na China 

"O futebol é globalizado, se abrem os mercados, conta muito o fator econômico, e nossos jogadores querem jogar em todos os lugares do mundo. O Tardelli teve um novo rendimento, está voltando de lesão. Vai ter uma cobrança bem maior, e vai ter que fazer algo mais".

Jefferson em risco por lesão? 

"Todos os jogadores são de minha confiança. Conversamos com o Jefferson no início da lesão dele. Escutamos o que o Botafogo nos passou e que era melhor fazer cirugia. Nosso médico disse que, quando se vem de lesão, não se tem 100%, e sempre se corre o risco. Calculamos isso também, e esperamos que ele retorne rápido. Confiamos nos três goleiros".

"Cornetagem" do chefe de delegação 

"É minha escolha de jogadores. Se ele (João Dória Jr., publicitário escolhido pela CBF para chefiar a delegação brasileira na Copa América) me chamou de teimoso, não será o primeiro e não será o último. O tempo é senhor da razão".

Mais privacidade na Granja Comary 

"Não sei como foi na Copa do Mundo, mas qualquer um precisa ter um momento mais reservado. Entendemos que o torcedor gosta de estar perto, mas vai ter algum momento em que vamos precisar de tranquilidade de trabalhar. É impossível fechar a Granja. Para o futuro, vai se observar alguma coisa. Vamos pedir um bom senso de, em algum momento, termos um tempo mais reservado. Repetir jogadas, para errarem, repetir quatro, cinco vezes, sem rumor".

Futebol brasileiro está mesmo atrasado? 

"No futebol, a gente tem que pensar diariamente. Nós vimos durante a Copa e ouvimos todo dia sobre futebol moderno, novas táticas. Vi os jogos da Copa de 2014 e vi jogos em que joguei na Itália. Todas as equipes marcando atrás do meio de campo, e me lembro que a gente usava o catenaccio. Não era moderno? A equipe joga mais compacta. Não sei se estamos atrasados e outros mais modernos, ou se se trocou 'catenaccio' por 'futebol compacto'. No futebol, a qualidade técnica é que faz a diferença. Se medirmos ao longo do tempo, não estamos tão longe".