ASSINE
search button

Santos aumenta sina do São Paulo e avança à 7ª final seguida

Compartilhar

É Campeonato Paulista ? Tem Santos na final. Na noite deste domingo, o time alvinegro encarou o São Paulo e, pela quarta vez em seis anos, eliminou o rival, que não vence a competição desde 2005, em uma semifinal do torneio estadual. A vitória de 2015, por 2 a 1, veio com domínio do Santos e pressão são-paulina apenas nos dez minutos finais. A partir do fim de semana que vem, a equipe santista decide com o Palmeiras o Estadual - será a sétima final consecutiva do time da Baixada Santista. 

O clube da Vila Belmiro não só aumentou a sina do São Paulo no próprio Paulista quanto a em clássicos no ano: em cinco jogos, o time agora comandado por Milton Cruz não venceu nenhum. Pior: fez apenas um gol, justamente o deste domingo. Na próxima quarta, tem "decisão" contra o Corinthians , no Morumbi, pela Libertadores, em que uma vitória garante a vaga.

O equilíbrio marcou o primeiro tempo do clássico na semifinal. Com a posse de bola dividida, o Santos dava as pontadas mais perigosas com trabalho para Rogério Ceni, mas viu o São Paulo manter o duelo sob controle. Até, no entanto, uma jogada individual de Geuvânio, que partiu do campo de defesa após o ataque tricolor perder bola e, sem ser parado, abriu o placar.

Com Luís Fabiano na vaga de Paulo Miranda, Milton Cruz tentou ousar para conseguir a classificação. Apesar de o São Paulo ter mais a bola no pé nos primeiros momentos, o Santos continuava com o frio domínio do jogo. Quem se destacava era o ótimo Lucas Lima, com dribles e lançamentos precisos.

Ricardo Oliveira saiu duas vezes na cara de Ceni, mas perdeu ambas, com uma na trave. Na terceira, não teve jeito: cara a cara com Rogério, Chiquinho tocou de lado e o artilheiro só empurrou para o gol. O time da Vila Belmiro diminuiu o ritmo no fim e ainda levou gol de Luís Fabiano, impedido.

Sem vencer um Campeonato Paulista desde 2005, o São Paulo tem convivido com uma sina complicada. A equipe foi eliminada nas semifinais da competição, que voltou a ter formato de mata-mata em 2007, nos anos de 2007 a 2013 – em 2014, foi eliminado pelo Penapolense nas quartas. Pior! O Santos é um dos principais algozes são-paulinos: tirou o time tricolor na semifinal em 2010, 2011 e 2012, além deste ano.

O Santos alcançou, com a eliminação são-paulina, uma marca incrível: avançou à sétima final seguida do Campeonato Paulista, marca que começou no ano de 2009. E ainda pode vir uma coincidência por aí: nos anos em que venceu o São Paulo na semifinal, foi campeão. Será que acontece de novo?

Autor do primeiro gol do jogo, Geuvânio teve um momento de Messi não apenas no gol, em que demonstrou grande domínio de bola e ótima finalização. Pouco após abrir o placar, o atacante se sentiu mal em campo e chegou a vomitar no gramado. Lembrou um certo argentino que já fez o mesmo em algumas oportunidades pela seleção e pelo Barcelona?

De novo, Raphael Claus?

Lembra de Petros empurrando o juiz Raphael Claus na Vila Belmiro após ser atrapalhado pelo árbitro, em lance que terminou com punição do STJD? Pois de novo o árbitro ficou mal posicionado em um lance no estádio. No início do segundo tempo, Claus “desarmou” Denilson, em jogada que por muito pouco não terminou em gol de Ricardo Oliveira. Acorda, juizão!