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Botafogo fecha com cinco patrocinadores para clássicos 

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Correndo em busca de soluções financeiras a longo prazo, o Botafogo está tentando viabilizar a temporada 2015. Sem acordo com a empresa de bebidas Guaraviton, que era a patrocinadora master, a diretoria fechou com cinco novos parceiros para os clássicos diante do Flamengo, dia 1º, e Fluminense, dia 8.

Supermercados Unidos (peito), Netshoes (manga), Zeex (omoplata), Naveg (barra da camisa) e Casa & Vídeo (costas) vão estampar as marcas nas duas partidas. "O destino do dinheiro é para financiamento das nossas necessidades e o elenco foi montado sem depender destes recursos. Precisamos trazer patrocínio porque temos pequenas receitas de patrimônios do clube e TV, mas precisamos pensar em grandes receitas e a camisa é um ativo", destacou o presidente Carlos Eduardo Pereira, que ficou satisfeito com os acordos e projeta a continuidade por mais tempo.

"Temos feito um esforço muito grande e buscado novas parcerias. Houve um desastre muito grande em 2014, que gerou um conflito com o nosso patrocinador master. Como assumimos no fim do ano e as grandes empresas já tinham orçamentos previstos, o departamento de marketing do clube se empenhou e fechou dois parceiros. Para o clássico do próximo domingo, o Botafogo fechou dois patrocinadores pontuais, que não estão ligados ao futebol. Como toda degustação, esperamos que a relação dure por muito tempo", agradeceu o comandante alvinegro.

O vice-presidente de comunicação social do clube, Marcio Padilha, destacou que os novos parceiros não serão apenas para utilização nos uniformes da equipe nos clássicos. "Estamos fazendo uma ação um pouco diferente com estes parceiros. Não somos um busdoor, outdoor ou anúncio de jornal. Estamos ativando a relação com o patrocinador e não vamos parar somente na exposição da marca na camisa, vamos usar as nossas redes sociais também. Uma empresa de gás saiu de 4% para 21% de mercado. Quando fechamos com a empresa de bebidas, poucos conheciam e ela cresceu. O Botafogo tem histórico de valorizar a marca", ressaltou Padilha.

O diretor comercial Klay Salgado espera mudar o conceito do mercado consumidor com estes novos patrocinadores. "Fechamos com quatro patrocinadores em quatro dias. A luta foi grande com este último porque o varejo brasileiro é o segmento que mais investe em publicidade no Brasil, mas tem um grande receio em apoiar o futebol por conta de ligação com um clube. Isso é um conceito errado achando que os outros torcedores também consomem", destacou Klay.