ASSINE
search button

Robinho desencanta, e Santos derrota Portuguesa no Pacaembu

Compartilhar

Demorou até a sexta rodada do Campeonato Paulista, mas Robinho desencantou e foi decisivo para a vitória do Santos sobre a Portuguesa no Pacaembu neste domingo (22). Com a maioria da torcida favorável, embora a equipe da capital fosse mandante, o time do litoral venceu por 3 a 1 com direito a show do camisa 7, autor de dois gols e da assistência para Cicinho, titular já que Chiquinho sentiu lesão no aquecimento para o jogo e foi poupado por prevenção. Jean Mota fez o gol dos comandados de Aílton Silva. 

Com o resultado, a equipe alvinegra foi aos 14 pontos, ampliando a vantagem na liderança do Grupo 4 do Estadual para oito pontos em relação ao Capivariano. A Portuguesa cai para a terceira posição do Grupo 3, com seis pontos, três atrás do Botafogo-SP.

Sem o mando de campo, mas jogando "em casa", o Santos se comportou como tal, atacando a Portuguesa. Recuada, a equipe rubro-verde complicou a criação dos comandados de Enderson Moreira, que entraram em campo com um meio campo técnico formado por Renato, Lucas Lima e o jovem Lucas Otávio, substituto do lesionado Alison.

O ataque santista não fluía, mas isso não impediu que o goleiro Vanderlei acionasse Robinho em um contra-ataque e o camisa 7 avançasse até a área, fintasse Alex Lima e batesse colocado para abrir o placar e encerrar seu jejum de gols em 2015.

Inspirado, o atacante sofreu e cobrou pênalti minutos depois, ampliando a vantagem. Ele não parou por aí, atazanando os marcadores adversários que apareciam pela frente e deixando a maioria deles para trás com dibles desconcertantes e servindo seus companheiros de time. Cicinho agradeceu um dos passes do atacante, um cruzamento preciso na cabeça do lateral para fazer 3 a 0 nos minutos finais da etapa inicial. 

Com a enorme vantagem no marcador, o Santos entrou leve no segundo tempo e envolveu a defesa da Portuguesa. Apagado nos primeiros 45 minutos, Lucas Lima ficou solto e distribuiu bons passes principalmente para Ricardo Oliveira. O centroavante não teve uma boa tarde, pecando nas oportunidades que teve para finalizar. No finzinho do jogo, Edno chutou bem para defesa de Vanderlei, mas a sobra ficou fácil para Jean Mota fazer o gol de honra dos mandantes.

Na sétima rodada, o Santos recebe o Linense no Pacaembu às 18h30 (de Brasília) do próximo domingo, enquanto a Portuguesa pega o Bragantino no sábado, também às 18h30, no Nabi Abi Chedid.