ASSINE
search button

Mundial de Rafting: decisão da prova de slalom é transferida para domingo

Compartilhar

A decisão do Campeonato Mundial de Rafting R4 acontecerá no domingo (19), às 15 horas, no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, com a segunda descida da prova de slalom – a primeira aconteceu neste sábado (18), no mesmo local. A conclusão da prova teve de ser transferida de sábado para domingo em função do baixo volume de água no Canal Itaipu, causado pela estiagem que há meses atinge várias regiões do Brasil. Também no domingo, a partir das 8 horas, haverá a prova de descida, nas corredeiras do Rio Iguaçu, próximo das Cataratas do Iguaçu.

Neste sábado, houve água suficiente para a primeira das duas descidas previstas na prova de slalom. Na única chance que teve no dia, o Brasil fez o segundo melhor tempo nas categorias master e open masculino, e o terceiro na open feminino. República Tcheca (master e open masculino) e Japão (open feminino) fizeram as melhores descidas do dia. A recuperação pode vir no domingo, tendo em vista que os tempos da primeira e segunda descidas serão somados. Vencerá o slalom os times que somarem o menor tempo nas duas.

O Mundial consiste em quatro provas que, juntas, somam 1.000 pontos: sprint (100), head to head (200), slalom (300) e descida (400). A equipe vencedora é aquela que acumular a maior quantidade de pontos na soma das quatro provas. Portanto, 600 dos 1.000 pontos estarão em jogo neste domingo – o que deixa várias equipes com chances de terminar em primeiro lugar nas três categorias (master masculino, open feminino e open masculino).

Na pontuação parcial, considerando apenas os resultados das provas de sprint e head to head, o Brasil lidera em todas as categorias. No open masculino, está à frente com 272 pontos, seguido pela República Tcheca com 246 e Japão, com 238. No open feminino, o Brasil lidera com 288 pontos, seguido pela Eslováquia com 258 e pelo Japão, com 255. E no master masculino também dá Brasil em primeiro, com 288 pontos, seguido pela República Tcheca com 276 e pela Rússia, com 237.