ASSINE
search button

Palmeiras comemora 100 anos nesta terça-feira

Compartilhar

O Palmeiras, o clube mais famoso da colônia italiana no Brasil, completa 100 anos nesta terça-feira (26). Entre os eventos programados para esta data, os torcedores promoveram um "réveillon" nas ruas próximas ao estádio do time, que está em fase de finalização e haverá um jantar especial com mais de duas mil pessoas em São Paulo para comemorar a data.

O estádio Allianz Palestra, inclusive, preparou uma surpresa para os torcedores: demarcou as linhas brancas no gramado e exibiu o número 100 com os dizeres "Cent'Anni, Palmeiras!". Os eventos testes para a inauguração do novo estádio, que substitui o antigo Palestra Itália, devem ocorrer em cerca de 30 a 40 dias.

Ex-jogadores do clube aproveitaram o dia para enviar mensagens aos torcedores. Edmundo postou no Twitter que "estar entre os mais queridos pelo torcedor palmeirense é bom demais!!!". Já o ex-meia Rivaldo escreveu uma mensagem em sua conta no Instagram. "Parabéns Palmeiras, são 100 anos de história, eu fico muito feliz em saber que participei um pouco desta linda história, sou muito grato por ter vestido esta camisa. Muito obrigado a toda torcida palmeirense pelo carinho que até hoje tem por mim", escreveu o agora dirigente.

Os principais títulos da história do clube são: Copa Libertadores da América (1999), Copa Mercosul (1998), Taça Rio (1951), 8 títulos do Campeonato Brasileiro, 2 Copas do Brasil (1998 e 2012) e 24 títulos do Campeonato Paulista. Atualmente, o Palmeiras tem cerca de 15 milhões de torcedores no país.

 

História

O jovem jornalista Luigi Cervo foi quem teve a iniciativa de formar um clube da colônia italiana na cidade de São Paulo. A ideia era enfrentar os times de imigrantes alemães, ingleses e escoceses que já tinham se organizado em equipes. Com o apoio de outro repórter (Vincenzo Ragognetti), eles convocaram uma reunião entre os moradores interessados na equipe e, no dia 26 de agosto de 1914, o Palestra Italia foi fundado. 

A estreia na elite do futebol paulistano foi no ano de 1916. Com grande destaque nos campeonatos estaduais, o Palestra de São Paulo inspirou a criação de outros "Palestras" pelo Brasil. Até hoje, existem o Palestra Italia de Minas Gerais (que se chama, atualmente, de Cruzeiro) e o Palestra Italia do Paraná (atual Paraná Clube).

Porém, com a chegada da II Guerra Mundial, todos os clubes e agremiações brasileiras não poderiam ter nomes com inspiração nos países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão). Com isso, a equipe paulista teve que trocar o nome para Palmeiras.

Sendo o maior vencedor brasileiro em número de títulos no século 20, o Palmeiras começou o século 21 de maneira muito ruim. Foi rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro nos anos 2002 (voltando no ano seguinte à elite) e 2012 (também retornando à primeira divisão em 2014). Na atual temporada, os torcedores sofrem com a inconsistência da equipe - que chegou a ficar na última colocação no atual Campeonato Brasileiro. Atualmente, é o 16º colocado.