ASSINE
search button

Copa: cambista pede firma reconhecida para comprar ingresso

Compartilhar

A Copa do Mundo de 2014 não escapou de uma prática ilegal bastante comum no futebol brasileiro: cambistas. Nesta sexta-feira, no primeiro dia da retirada dos ingressos no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, um indivíduo agia no local tentando comercializar entradas – e pedia até um documento com firma reconhecida para fechar o negócio e transferir o ingresso para outro torcedor.

Antes dos portões do Ginásio do Ibirapuera serem abertos, a reportagem do Terra foi abordada por um cambista, que perguntou se havia “ingressos para vender”. Mais tarde, outro cambista explicou o esquema.

“Você me traz e eu compro, é simples. Aí você me dá um papel com firma reconhecida falando que o ingresso é para mim e aí já era”, disse o homem, que afirmou chamar Alexandre. Como ainda não tinha nenhum bilhete em mãos, ele não estabeleceu preços. “Mas daqui 15 dias já devo ter alguns”, afirmou.

A prática oferecida por Alexandre, contudo, é ilegal. A Fifa alerta que “detentores de ingresso não poderão vender, oferecer para venda, oferecer em leilões, revender, doar, atuar como agente comercial para outra parte ou de qualquer forma transferir seus ingressos sem o consentimento prévio e por escrito” da entidade máxima do futebol mundial.

A organização presidida por Joseph Blatter afirma que dará o aval para a transferência de ingressos caso o “detentor pretenda transferir o ingresso para um convidado particular ou para um membro da família, gratuitamente ou pelo preço cobrado do detentor pela Fifa”, o “detentor do ingresso esteja com doença grave ou esteja com doença grave ou tenha falecido” ou “qualquer outra razão que tenha sido definida pela Fifa na polícia de transferência e revenda de ingressos disponível em www.fifa.com/ingressos”.

Por volta das 12h40, uma base móvel da Polícia Militar estacionou em frente ao Ginásio do Ibirapuera e o cambista acabou indo embora.

A troca dos ingressos da Copa do Mundo de 2014 teve início nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), nas 12 cidades-sede do torneio da Fifa.