ASSINE
search button

Mundial de Pentatlo Militar vai reunir 180 atletas no Rio

Compartilhar

A partir do próximo sábado (9) e até o dia 18 de novembro, acontece o 60º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar. A competição, organizada pelo Ministério da Defesa por meio do seu Departamento de Desporto Militar (DDM), ocorre no Rio de Janeiro e vai reunir 180 atletas de 29 países. Trata-se do maior evento esportivo militar do ano. 

As provas serão realizadas em dois locais: no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) e no Complexo Esportivo de Deodoro, na Vila Militar, ambos situados na Avenida Brasil. É a quinta vez que o Brasil recebe o mundial e esta edição está sendo tratada de maneira especial. 

Para o presidente do DDM, general Fernando Azevedo e Silva, a realização da competição marca um momento ímpar para o país, uma vez que os grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, ajudam na projeção junto à comunidade internacional. "O mundial de pentatlo militar é uma boa chance de mostrarmos a capacidade do Brasil em organizar competições esportivas", explica. "É bom lembrar que boa parte das instalações do evento será usada na preparação de atletas brasileiros para as Olimpíadas de 2016", destaca Azevedo e Silva. 

As competições do 60º Campeonato Mundial começam na manhã do dia 11 com a prova de tiros. No dia seguinte será a vez da corrida de obstáculos. Três modalidades ocuparão a programação dos outros três dias: natação com obstáculo, lançamento de granada, além de corrida em terreno irregular. 

O esporte 

Considerado o principal esporte do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), o pentatlo militar é dividido em cinco provas: tiro, natação, lançamento de granada e corridas, com obstáculos e em terreno irregular.Cada país é representado por uma equipe de seis atletas homens e quatro mulheres. Os quatro melhores homens e as três melhores mulheres contam pontos para a classificação geral por equipe. Cada competidor tem que realizar as cinco provas. 

Equipe brasileira 

Tradicionalmente, a China é favorita em mundiais. Suas equipes nacionais já ganharam o campeonato por 41 vezes. O Brasil também tem chance. Já conquistou o título sete vezes e por outras 16 foi o vice-campeão. A última classificação significativa foi em 2011, quando a equipe brasileira ficou em 3º lugar.

Para este ano, além de ter feito um bom preparo, a equipe brasileira ficou em primeiro lugar masculino e feminino no Campeonato Sul-americano de Pentatlo Militar, no Peru. "Podemos estar entre as cinco melhores equipes e ter um atleta entre os três primeiros da categoria individual", ressalta o diretor do DDM.