ASSINE
search button

Romário desabafa: 'Conmebol é mais corrupta que CBF e Fifa'

Compartilhar

O deputado federal Romário (PSB-RJ) fez novas críticas a alguns dos principais dirigentes do futebol brasileiro e sul-americano nesta quarta-feira, durante reunião em São Paulo para discutir a relação dos clubes com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Ao lado de nomes como Diego Maradona, Andrés Sanchez, Careca, Enzo Francescoli e José Luis Chilavert, o ex-camisa 11 da Seleção Brasileira apontou dados que acredita serem decisivos na tentativa de moralizar os bastidores da modalidade.

Entre os principais alvos de Romário, está Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para o deputado, Del Nero é um dos responsáveis pela situação de CBF, Conmebol e Fifa, ao lado de nomes como Eugenio Figueiredo (atual presidente da Conmebol) e Julio Grondona (presidente da Associação de Futebol Argentina, a AFA).

“CBF, Fifa e Conmebol têm um nome em comum: Marco Polo del Nero. O que a gente viu aqui e foi demonstrado pelos advogados do Uruguai, se vocês tiverem acesso ao que a gente viu... É uma vergonha o que acontece na Conmebol”, discursou Romário nesta quarta-feira, na sede do Corinthians, atacando diretamente a entidade sul-americana. Além do clube paulista, times como Peñarol e Nacional (Uruguai) se aliaram à causa.

“Eu tenho tido uma luta constante para uma moralização no futebol, para uma fiscalização melhor da Copa do Mundo, e não imaginava que existisse uma instituição mais corrupta que Fifa e CBF. Consegui encontrar. Ou seja, realmente a coisa é muito pior do que a gente imagina”, completou.

Os dados apresentado pelos advogados, mencionados por Romário, dizem respeito a uma auditoria realizada de forma independente. Diante dos números, o ex-atacante apontou “uma das maiores vergonhas” que já constatou, e disse que a comissão tem informação suficiente para tirar do posto alguns dos responsáveis pelo futebol da América do Sul.

“Acredito que, com esse movimento que está sendo realizado aqui, a gente possa fazer valer o que é certo, justo e sério, porque o que foi apresentado aqui é uma das maiores vergonhas que eu pude ver. Não poderia imaginar que existia uma instituição tão corrupta e desonesta e que fizesse tão mal para um esporte. Como o Diego (Maradona) acabou de falar, com esses números oficiais colocados, Marco Polo del Nero, Eugenio Figueredo e (Julio) Grondona terão que dar adeus ao futebol, e que isso vai ser uma coisa bem positiva para o futebol daqui para frente”, declarou.