ASSINE
search button

Corrida da Ponte reúne oito mil atletas neste domingo    

Prova na Ponte Rio-Niterói e Perimetral recebe atletas do Quênia, Tanzânia e Bolívia 

Compartilhar

Uma das provas mais aguardadas entre os corredores se aproxima: a Corrida da Ponte 2013. A competição, que acontece neste domingo (19), levará oito mil esportistas a cruzar a Ponte Rio-Niterói. A prova terá um percurso de 21,4 km, que começa em Niterói, no Caminho Niemeyer, passa pela Ponte Presidente Costa e Silva e termina no Aterro do Flamengo, na passarela do Museu de Arte Moderna (MAM).

"É uma prova diferenciada e única, ligando duas famosas cidades com seu percurso. Usando para isso uma ponte de 13 km sobre o mar que é um marco arquitetônico mundial e que só se tem acesso a ela correndo nesta prova. Para os amantes de corridas, é uma experiência que não se deve perder. Quem correu, quer sentir a sensação novamente, e para quem não correu, só posso dizer não perca", comenta o sócio-diretor da Spriridon Eventos, uma das empresas organizadoras da corrida.

Um seleto grupo largará com o objetivo da vitória. São os corredores da categoria Elite, que conta com representantes de Brasil, Tanzânia, Bolívia e Quênia, países que reúnem sete dos 10 melhores tempos da história da maratona. No total, entre homens e mulheres, a Corrida da Ponte 2013 receberá 44 corredores de elite – 35 do Brasil, seis do Quênia, dois da Tanzânia e um da Bolívia.

Atleta busca o tricampeonato

A alagoana, Marily dos Santos, atual bicampeã da prova é a grande esperança brasileira de vitória, além das promessas da elite masculina, Giomar Pereira e Giovani dos Santos. Recuperada de uma cirurgia nos olhos realizada em fevereiro,  Marily disse estar “na ponta dos cascos” e mostrou confiança para buscar o tri.

“A Corrida da Ponte é prioridade no meu calendário, e deixei de competir em outros eventos para chegar descansada no dia da prova. Sei que será difícil, conheço a força das adversárias, mas vou lutar para chegar ao pódio. E, se vacilarem, no lugar mais alto”, disse a representante brasileira na Maratona Olímpica dos Jogos de 2008. Marily afirmou ainda que corredor não pode escolher nem o local nem o clima das competições e ressaltou que adora correr no Rio de Janeiro.

Futura sexagenária fala da vitória na Corrida da Ponte de 1982

Com 32 anos de corridas, a maratonista profissional, Vanessa de Figueiredo Protásio (59 anos), disse que correr no local onde saiu vitoriosa em 1982 será emocionante.  “A Corrida da Ponte tem uma magia especial e guarda um segredo em seu percurso. Desvendar este mistério faz parte deste mundo. São 21 km levando a emoção de sair de Niterói, atravessar a Baia de Guanabara com o peito aberto, o sol na cabeça, o vento percorrendo o corpo para entrar na cidade do Rio de Janeiro numa bela manhã de Domingo. Pisar em terra firme é o desafio de todos. A linha da chegada torna seu sonho legítimo, e a cada ano se renova através da determinação e da coragem de viver o desconhecido, de vencer e conquistar novos horizontes. Somos muitos na direção da saúde, somos todos um exemplo, somos vencedores por natureza, somos parte desta Ponte que leva a um futuro melhor”, define a corredora.

Vanessa, que começou a correr aos 27 anos, completou sua primeira maratona com apenas quatro meses de treino e tendo como preferência as provas de longa distância, em que se trabalha mais a resistência, ela já completou inúmeras meias maratonas, 28 provas de maratonas e treina aproximadamente 100 km semanais para manter seu nível de alta performance nas corridas. Ela já participou das Maratonas de Nova York (1982 e 1998) Miami (1983), Paris (2007), Portugal (2010), Berlim (2012) e em abril de 2013, completou a prova do Chile em 3h35m04”,um presente que se deu no ano em que completa 60 anos.

Premiação e entrega dos Kits

Serão distribuídos cerca de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) em premiação. Para chegar ao local de largada, todos os participantes que optaram no ato da inscrição têm direito à travessia gratuita nas Barcas, com horários previamente definidos. Ao longo do percurso da prova, estarão disponíveis postos de hidratação com água mineral e isotônico, e, para refrescar, chuveiros aspersores. Para a realização da prova, um esquema especial de trânsito foi montado, com interdição de diversas vias e alteração de mão.

Esquema de trânsito na Ponte Rio- Niterói

Para a realização da prova, desde a  madrugada de domingo a pista sentido Rio da Ponte será operada em regime especial.

0h – interdição das faixas 3 e 4 (sentido Rio)

2h30 – interdição das faixas 3 e 4 (sentido Niterói, na praça do pedágio)

6h30 – interdição da faixa 2 (sentido Rio)

10h – liberação das faixas 3 e 4 (sentido Niterói, na praça do pedágio)

14h – liberação total da Ponte

Desta forma, é recomendável que se evite trafegar pela Ponte, no sentido Rio, ou por qualquer um dos acessos nesta direção, no domingo, dia 19 de maio, entre 0h e 14h.

Esquema de trânsito em Niterói

Para neutralizar o impacto da interdição da pista da Avenida Feliciano Sodré, sentido Centro, que vai permanecer isolada como trecho da prova pela manhã, todo o trânsito de coletivos será desviado da via.

Para acessar o Terminal João Goulart, o trânsito dos ônibus será desviado, das 6h às 8h30, para a Avenida Jansem de Mello, as ruas São João,  Barão do Amazonas, a Av. Ernani do Amaral Peixoto, continuando o percurso pela Rua Visconde do Rio Branco e Rua Marquês de Caxias, entrando no Terminal através da Avenida Churchil. O trânsito pela pista exclusiva da Avenida Feliciano Sodré continua normal no sentido Alameda São Boaventura.

 A Ponta D’Areia terá uma divulgação específica para orientação dos moradores, que terão o trânsito de entrada e saída do bairro interrompido durante a largada, um tempo de aproximadamente 30 minutos. Faixas serão afixadas nas principais ruas e informativos distribuídos, fornecendo detalhes da interdição.

 A partir da largada, às 7h10, no Caminho Niemeyer, centro de Niterói, os participantes seguirão pela Avenida Feliciano Sodré, Ponte Rio – Niterói e Elevado da Perimetral, chegando ao Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo.

 A Subsecretaria de Trânsito de Niterói efetuará intervenções de trânsito nas seguintes ruas:

Interdição do tráfego de veículos

 - Av. Prof. Plínio Leite, das 00h às 09h;

 - R. Jornalista Rogério Coelho Neto, das 23h do dia 18 às 8h30 do dia 19;

 - Av. Churchill,  entre a R. Dr. Fróes da Cruz e Av. Prof. Plínio Leite, das 23h do dia 18 às 8h30 do dia 19;

 - Av. Feliciano Sodré, trecho entre a descida da Ponte até a Av. Visc. do Rio Branco, no sentido Fonseca/Centro, das 6h às 8h30 do dia 19;

Inversão de mão e direção

 - Av. Churchill, no trecho entre a R. Marquês de Caxias e o Terminal Rodoviário João Goulart, das 23h do dia 18 às 8h30 do dia 19;

 Saída do Terminal

 - Será em frente à Rua Marechal Deodoro, para todos os ônibus, das 23h do dia 18 às 8h30 do dia 19;

Desvio dos veículos da Av. Feliciano Sodré para a Av. Jansen de Melo.

Esquema de trânsito no Rio de Janeiro

 4h às 14h - Fechamento da pista sentido Aterro do Elevado da Perimetral.

 Vias alternativas: Avenida Rodrigues Alves e Avenida Francisco Bicalho.