ASSINE
search button

Fifa restringe cigarro em estádios no Mundial e Copa das Confederações

Compartilhar

O uso do cigarro será restrito pela Fifa nos estádios brasileiros durante a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações de 2013. O anúncio foi feito pelo francês Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade, em entrevista concedida nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro.

“Reconhecemos que o uso do tabaco pode prejudicar as pessoas do estádio. Não há nada pior do que uma pessoa ao seu lado soltando fumaça na sua cara. Não será permitido fumar nas 12 cidades sedes”, disse Valcke, que confessou já ter sido fumante.

Segundo a resolução da Fifa, existirão áreas específicas para fumantes nos estádios brasileiros durante as competições. Conforme explicou ao site oficial da entidade o médico Luminita Sanda, da Organização Mundial da Saúde (OMS), a venda de tabaco ou de produtos associados a ele não será permitida no perímetro do local do evento. Qualquer forma de publicidade, promoção ou patrocínio ligado ao fumo, seja diretamente ou por meio dos meios de comunicação, também está vetada.

De acordo com a Fifa, todos os Mundiais a partir do de 2002, organizado na Coreia do Sul e no Japão, foram disputados em "estádios livres do fumo", conforme a expressão usada pelo órgão que rege o futebol mundial. 

Sanda destaca que a mesma iniciativa a ser implantada no Brasil foi usada também na Olimpíada de Verão de Pequim 2008 e de Londres 2012 e na de Inverno de Vancouver 2010. Ele afirma que "a epidemia do tabagismo é uma das maiores ameaças de saúde pública", matando quase 6 milhões de pessoas por ano no mundo. Entre essas, mais de 5 milhões são fumantes e ex-fumantes e mais de 600 mil não o são, porém ficam expostos ao fumo passivo.

Nesta semana, a Fifa, o Comitê Organizador Local (COL) e o governo federal realizaram a penúltima reunião antes da Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho de 2013. Valcke visitou dois estádios que abrigarão o torneio (o Castelão, em Fortaleza; e o Mineirão, em Belo Horizonte) e faria uma vistoria também no Maracanã, mas as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na última terça-feira adiaram a inspeção do local.