ASSINE
search button

Técnica da Seleção Brasileira de judô critica novas regras

Compartilhar

Rocicléia Campos não pisou nos tatames, mas saiu da Olimpíada de Londres sendo bastante elogiada. O judô feminino brasileiro que a treinadora coordena conquistou uma medalha de ouro, com Sarah Menezes, e uma de bronze, com Mayra Aguiar. Só que o novo ciclo olímpico apresentará novas dificuldades. A mais importante delas: uma mudança nas regras do esporte.

A alteração mais significativa tem relação com a pesagem. Ela não acontecerá mais no dia da luta, mas sim na véspera. "É uma mudança muito complicada, que vai alterar toda a preparação. Nós temos fisiologistas que cuidam desta parte e terão que trabalhar de forma diferente. Vamos ver o que vai acontecer. Pelo menos mudaram no início de um ciclo olímpico e não no meio", disse Rosicléia.

Outra mudança importante trata das advertências. Antes, duas advertências resultavam em penalidade. Agora o judoca vai poder tomar três advertências sem punição no placar. Na quarta, será desclassificado.

"É uma mudança para a qual os atletas vão ter de se adaptar. Por um lado, pode dar margem ao antijogo. Por outro, o judoca vai precisar se cuidar para não ser desclassificado. É muito complicado", afirmou.