ASSINE
search button

Adriano assiste clássico, mas vai demorar para reestrear no Fla 

Compartilhar

Adriano está longe de entrar em campo, mas causou furor antes do clássico deste domingo, entre Flamengo e Botafogo, no Engenhão. O atacante participou de parte da concentração do time e chegou minutos antes da partida, com forte aparato de segurança por parte do clube. Mas por enquanto o camarote do Engenhão vai ser o único lugar onde Adriano vai ficar perto do time em uma partida oficial. De acordo com o técnico Dorival Jr., os próximos passos ainda vão demorar. "É só um começo de readaptação, de conhecer os companheiros e de pouco a pouco voltar a ser um jogador profissional", disse Dorival.

O treinador é um especialista em recuperar jogadores polêmicos, como fez com Carlos Alberto no Vasco em 2009. "Vamos conversando com todas os setores do clube para que tudo seja feito com muita calma. O terceiro passo dessa volta ainda vai demorar", disse Dorival, que considera essa aproximação um primeiro passo, e a volta aos treinos diários um segundo e importante passo.

"Ele está parado há um ano e meio e essa volta ter que ser muito bem pensada. Vocês sabem que a maioria dos jogadores, quando volta depois de muito tempo parado, sofre com pequenas lesões", disse o treinador, adiantando que, quando começar a entrar em campo, Adriano vai jogar pouco e em partidas específicas.

Além de recuperar Adriano, Dorival Jr. parece estar num processo de reestruturação do elenco do Flamengo. Primeiro foi com o goleiro Felipe, que tinha sido barrado por Joel Santana e com ele retomou a posição de titular e agora com Ibson. "Contra o Botafogo ele teve uma atuação um pouco mais regular. Mas ele só vai voltar à sua melhor condição atuando, com sequência de jogos", admitiu o técnico, que aproveitou a cirurgia no joelho de Renato Abreu no fim de semana para fazer Ibson voltar a ser titular da equipe.

Outro recuperado por Dorival foi o zagueiro Welinton. Com Joel Santana o zagueiro chegou a treinar separado do grupo e o clube tentou até negociá-lo. Dorival assumiu o desafio, reincorporou Welinton e, contra Vasco e Botafogo, ele teve duas atuações seguras. "Você não pode abrir mão do ser humano em momento nenhum, e ele vem mostrando seriedade e sobriedade dentro das partidas e tem mostrado confiança e regularidade. Torço para que ele continue assim", disse.

Por último, o trabalho de Dorival Jr. é recuperar a confiança e a forma física do atacante Liedson,que estava enconstado no Corinthians. Há dez dias no clube, Liedson começa a ganhar espaço e Dorival não descarta, em breve, mudar o jeito de o Flamengo jogar para colocá-lo ao lado de Vagner Love no ataque.

"Estamos começando a recuperá-lo e isso é bom. Se ele entrar no time, vamos perder em algum aspecto e ganhar em outro. Ganhamos em velocidade e perdemos no meio-campo, mas talvez o volume de jogo compense", disse o técnico rubro-negro, sem querer adiantar os planos. "Por enquanto a garotada vai seguir jogando e ganhando confiança", disse, falando da aposta em Thomás, Negueba e Adryan.