ASSINE
search button

Atletas e artistas com deficiência serão destaque nas Paraolimpíadas de Londres 

Compartilhar

A uma semana da abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres, atletas de edições anteriores das Olimpíadas e artistas com deficiências, além de militares feridos em combate, serão os destaques da festa. Os jogos começam no dia 29 e vão até 9 de setembro. A previsão é que 4,2 mil atletas, de 165 países, participem. Os atletas brasileiros disputam 18 modalidades entre as 20 que integram os Jogos.

O espetáculo da abertura, batizado de O Iluminismo, contará com a participação de 3 mil voluntários, mais de 100 crianças e 100 artistas profissionais. O início do espetáculo está marcado para as 19h30 (15h30 de Brasília) do dia 29. Haverá uma apresentação aérea com pilotos com deficiências.

Os primeiros Jogos Paralímpicos ocorreram em 1960, em Roma, na Itália. São Olimpíadas que reúnem atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais. Na última edição, em 2008, em Pequim (China), o Brasil ficou em 32º lugar no quadro de medalhas.

Em entrevista à EBC, o subchefe da Delegação Brasileira Paralímpica, Jonas Freire, disse que é a primeira vez que o Brasil proporciona a aclimatação para os atletas brasileiros antes da disputa dos Jogos Paralímpicos. Segundo ele, a meta é ficar em sétimo na colocação geral.