ASSINE
search button

Botafogo e Fluminense empatam e veem Atlético-MG abrir vantagem

Compartilhar

Botafogo e Fluminense entraram em campo no Engenhão para vencer a partida e continuar na cola do líder Atlético-MG no Campeonato Brasileiro. Porém, neste domingo, as equipes empataram o clássico carioca por 1 a 1, em duelo válido pela nona rodada. Fred e Andrezinho marcaram os gols do jogo que faz a equipe mineira abrir vantagem na ponta da classificação.

Os gols da partida aconteceram no segundo tempo. A equipe tricolor abriu o marcador aos 8min. Thiago Neves cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque e Fred subiu entre os marcadores para desviar de cabeça e colocar o Flu em vantagem. O empate botafoguense também aconteceu de cabeça. Aos 21min, Márcio Azevedo fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou na medida para Andrezinho completar para o fundo das redes.

Uma das atrações deste clássico estive nas tribunas do Engenhão. Sem condições de estrear pela equipe alvinegra, e com a companhia do também reforço Rafael Marques, o meia Clarence Seedorf assistiu o jogo entre os torcedores. O jogador holandês teve participação ativa na arquibancada durante os ataques do Botafogo, demonstrando interesse na movimentação ofensiva do se novo clube.

O empate mantém os rivais na mesma colocação em começaram a rodada. O Flu soma 19 pontos, mas pode perder a segunda posição se o Vasco - terceiro colocado com 17 - ganhar do Atlético-GO, logo mais, em São Januário. Já o Botafogo chega aos 16 pontos e permanece no G4, com a mesma pontuação do Internacional. E a equipe pode terminar o domingo na quinta posição se o São Paulo derrotar o palmeiras no clássico paulista.

O próximo desafio do Botafogo na competição será contra o Santos, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro. O Fluminense entrará em campo na quinta-feira, às 21h (de Brasília), no mesmo Engenhão contra o Bahia. Adversário pela liderança, o Atlético-MG recebe o Internacional na quarta as equipes torcem por um tropeço para voltar a encostar no primeiro colocado.

O jogo

Com os dois times precisando vencer para continuar na cola do líder Atlético-MG, o clássico começou movimentado no Engenhão. Aos 4min, Jean cobrou falta na entrada da área pelo lado esquerdo e o centroavante Fred subiu para cabecear. O goleiro Jefferson saiu atrasado e a bola bateu no travessão. A resposta do Botafogo foi no minuto seguinte. Andrezinho aproveitou falha de Anderson e finalizou cruzado para defesa de Ricardo Berna.

A partida ficou truncada e o Fluminense ficou mais tempo com a bola nos pés. Mas os comandados de Abel Braga só conseguiram ameaçar o rival em lance de bola parada. Aos 16min, Thiago Neves cobrou falta pela direita, a bola passou pela área e o zagueiro Anderson furou na segunda trave. Sem um centroavante de ofício, desde as saídas de Herrera e Loco Abreu, o time alvinegro apostou nos contra-ataques. Aos 28min, Andrezinho arriscou de fora da área e a bola passou por cima do gol.

O Botafogo equilibrou e teve o primeiro tempo com mais posse de bola, 54% a 46%. As equipes ainda criaram espaços na defesa adversária, mas esbarraram no passe final. Vítor Júnior, pelo lado direito, e Carlinhos, em duas escapadas pelo lado esquerdo, criaram boas oportunidades. Porém, as jogadas não chegaram aos atacantes e a etapa inicial terminou sem gols no Engenhão.

Para tentar mudar o panorama de partida, o técnico Oswaldo de Oliveira tirou a revelação Cidinho para colocar Fellype Gabriel para a etapa final do clássico. E como foi durante todo o encontro, o Fluminense chegou na bola parada e conseguiu abriu o marcador aos 9min. Thiago Neves cobrou escanteio pela esquerda e Fred subiu entre os adversários para cabecear para o fundo das redes.

Assim como aconteceu no outro clássico que disputou na competição, vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, o Fluminense fechou o sistema defensivo e se resumiu a marcar. E foi castigado aos 21min. Márcio Azevedo fez boa jogada pelo lado esquerdo, cruzou de três dedos na medida para Andrezinho completar para o fundo das redes de cabeça, na segunda trave e igualar o marcador no Engenhão.

O Botafogo chegou melhor fisicamente no final da partida e ficou perto de conseguir a virada sobre o Fluminense, aos 30min. Elkeson cruzou da esquerda e Fellype Gabriel, livre na área, finalizou para grande defesa de Ricardo Berna. Vítor Júnior aproveitou o rebote, mas chutou em cima da marcação. Fred respondeu de cabeça, aos 33min, porém, o clássico terminou empatado no Engenhão.

Ficha técnica

BOTAFOGO 1 X 1 FLUMINENSE

Gols

BOTAFOGO: Andrezinho, aos 21min do segundo tempo

FLUMINENSE: Fred, aos 8min do segundo tempo

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Lennon); Lucas Zen (Jadson) e Renato; Vítor Júnior, Andrezinho e Cidinho (Fellype Gabriel); ElkesonTreinador: Oswaldo de Oliveira

FLUMINENSE: Ricardo Berna; Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner (Rafael Moura) e Thiago Neves; Samuel (Wellington Nem) e FredTreinador: Abel Braga

Cartões amarelos

BOTAFOGO: Márcio Azevedo e Jadson

FLUMINENSE: Samuel e Thiago Neves

Árbitro

Wilson Luiz Seneme (SP)

Local

Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)