ASSINE
search button

"Projeto Gol Zero" ganha força entre os jogadores do Flamengo 

Compartilhar

Há uma frase no futebol que conceitua bem o sucesso de um time: "um bom ataque começa com uma boa defesa". E se o artilheiro Vagner Love comanda os homens de frente do Flamengo, o técnico Joel Santana trabalha forte para construir uma boa defesa para a equipe. E essa filosofia, a de não sofre gols, foi bem compreendida pelos jogadores, que "abraçaram" a ideia, nomeada por Wellington Silva de "Projeto Gol Zero".

"O projeto é sério. A gente tem trabalhado duro e conversado bastante sobre posicionamento para não sofrer gols nos jogos", disse o lateral-direito.

Durante essa semana, Joel trabalhou muito o setor defensivo do time, simulando jogadas e orientando os atletas de defesa, tanto os titulares, quanto os reservas. E para o zagueiro Marllon, o suor dos exaustivos treinamentos vale a pena. "O treino foi cansativo, mas o importante é trabalhar duro para não tomar gols", afirma o jovem defensor.

E não há como falar sobre sofrer gols sem citar os goleiros, que talvez sejam os mais criticados quando isso acontece. Cantarele tem trabalhado bastante com Paulo Victor, Felipe e Marcelo Carné. Na opinião do preparador de goleiros rubro-negro, o projeto de não levar gols é constante e obrigatório para um arqueiro.

"Todo o goleiro tem que ter o projeto de não tomar gols, em qualquer idade e em qualquer situação. Essa meta existe na nossa cabeça. Eu trabalho isso diariamente com os nossos goleiros. E agora que a defesa está envolvida com essa ideia, que tem que ser obrigação, fica mais confortável para o goleiro. Sabemos que nossos adversários contam com jogadores habilidosos, mas a união do time do Flamengo pode fazer a diferença", comenta o ex-jogador, que coleciona títulos com o Fla.

Mas entre o bom ataque e a boa defesa, está o meio de campo. E o volante Luiz Antonio, que executa bem a função de ligação entre os dois pilares do time, pondera e diz que marcação é fundamental."Eu procuro marcar bem e dar opção de jogo tanto no ataque, quanto na defesa. O time precisa correr o tempo inteiro", completa o camisa 8.

Os treinamentos desta semana serão colocados em prática no próximo domingo (24.06), contra o Grêmio, no Olímpico. O time espera sair de Porto Alegre com a defesa zerada, assim como foi contra o Santos (17.06). Os jogadores reconhecem que o jogo será difícil, mas o grupo viaja para o Rio Grande do Sul determinado a voltar com os 3 pontos na mala.

Site do Fla