ASSINE
search button

Ziraldo cria cartilhas para contar história da Copa e dos Jogos Olímpicos 

Compartilhar

O jornalista, caricaturista e escritor Ziraldo vai desenvolver uma série de cartilhas, em forma de gibis, para contar a história da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos. A ideia é disseminar a cultura esportiva para as crianças brasileiras, aproveitando que o país sediará a próxima Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

A iniciativa partiu do jornalista e será apoiada pelo Ministério do Esporte. Ao todo, serão três cartilhas. A primeira contará as histórias dos cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira de Futebol (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e da realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A segunda terá o objetivo de explicar e apresentar para as crianças as modalidades que pertencem ao calendário dos Jogos Olímpicos. Já a última, apresentará histórias de superação dos campeões brasileiros das modalidades dos esportes paralímpicos.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, sugeriu que as cartilhas tenham o foco nas escolas. “Produzir esse tipo de conteúdo para as crianças é dar oportunidade para se ampliar a cultura da leitura. Temos que levar essas informações para as escolas públicas do país”, disse ele, durante reunião com o cartunista.

Os trabalhos de Ziraldo já foram utilizados em diversas outras ações do governo federal. Com imagens e textos leves, Ziraldo colabora com publicações que explicam temas para públicos que vão além do infantil. As cartilhas esclarecem termos, expõe a legislação relacionada ao assunto, contam histórias para conscientizar os leitores.

Para o Ministério do Trabalho, o artista produziu duas cartilhas, com o objetivo de esclarecer os malefícios que o trabalho infantil traz para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Muitas gravuras coloridas ilustram textos sérios. “É claro que toda criança deve ser ensinada sobre o que é dever e o que são obrigações. (...) Mas nenhum adulto tem o direito de usar em seu benefício, nem no de sua família, qualquer vantagem que se possa ganhar com o trabalho infantil”, expõe a cartilha.

Por encomenda do Ministério da Educação, o autor elaborou cartilha voltada aos pais dos estudantes, alertando-os sobre a importância de acompanhar a vida escolar de seus filhos. “O interesse dos pais pela educação dos filhos é muito importante. As crianças e os jovens gostam de saber que os pais sentem orgulho por eles estarem estudando”, diz o autor, no início da publicação.

Já para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o artista cumpriu o desafio de explicar o significado da importante expressão Direitos Humanos. Com seu famoso personagem Menino Maluquinho como protagonista da história, o autor explica que  “o justo é ser como você é, mas ter direitos iguais aos de todo ser humano”.