ASSINE
search button

UFC frustra sonho e confirma Aldo e estrelas brasileiras no Canadá

Compartilhar

Sem a esperada luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen, o Brasil também não poderá contar com a presença do campeão da categoria dos penas do Ultimate Fighting Championship, José Aldo, na próxima edição do evento de lutas em solo nacional. Nesta segunda-feira, o UFC confirmou que a próxima defesa de cinturão do lutador manauara será no dia 21 de julho, em Calgary, no Canadá, diante de Erik Koch.

A presença de José Aldo na próxima edição brasileira do UFC surgiu depois da transferência do combate entre Anderson e Sonnen para Las Vegas, em 7 de julho. Sem um duelo principal e dependendo somente da esperada revanche entre Vitor Belfort e Wanderlei Silva, a organização comandada por Dana White poderia realocar o manauara para protagonizar a próxima noite da marca no País.

Entretanto, nesta segunda-feira, a esperança de Aldo novamente defender o cinturão em frente ao público brasileiro cessou - o atleta amazonense manteve o título pela última vez ao bater Chad Mendes, no UFC 142, em 14 de janeiro deste ano, no Rio de Janeiro. A presença do campeão dos pesos penas no card do UFC 149 reforça o time nacional dentro do evento canadense, que contará ainda com mais duas estrelas do MMA nacional, e dois atletas que buscam novamente as manchetes.

O co-main event da noite envolverá o duelo entre os meio-pesados Maurício "Shogun" Rua, ex-campeão da divisão, e Thiago Silva. O curitibano, depois de perder o cinturão para o fenômeno Jon Jones, chegará para o duelo embalado por duas grandes atuações. Diante de Forrest Griffin, no UFC 134, no Rio de Janeiro, o brasileiro nocauteou. Já contra Dan Henderson, no UFC 140, saiu derrotado, em um combate épico.

Em contrapartida a Shogun, que continua em alta na divisão dos meio-pesados, Thiago Silva busca recuperar o status que carregava antes de permanecer suspenso por um ano, consequência da adulteração de um exame antidoping. O brasileiro retornou ao octógono em 14 de abril, quando acabou derrotado pela sensação sueca Alexander Gustafsson.

Ainda no card principal, mais dois brasileiros buscarão a reabilitação dentro do principal evento de lutas do planeta. Pelos pesados, o veterano Antonio "Rodrigo" Minotauro Nogueira, recuperado de uma operação no braço (consequência da kmiura aplicada por Frank Mir, em dezembro do ano passado), encarará outro atleta experiente: o francês Cheick Kongo.

Já o meio-médio Tiago Alves, derrotado pelo dinamarquês Martin Kampmann em 3 de março deste ano, terá pela frente o japonês Yoshihiro Akiyama, especialista em judô e que precisará da vitória sobre o brasileiro para evitar uma possível demissão da organização gerenciada pela Zuffa.