ASSINE
search button

COB inaugura Centro de Treinamento de Ginástica Artística, no Velódromo do Rio 

Compartilhar

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) inaugurou nesta quarta-feira, dia 4, o Centro de Treinamento de Ginástica Artística, no Velódromo da Barra, no Rio de Janeiro. A instalação faz parte do Centro de Treinamento Time Brasil e funciona na área central do velódromo. Baseado em modelos de outros países, a instalação tem cerca de 100 equipamentos de ponta, que o credenciam entre os melhores do mundo para treinamento da modalidade. “Tenho muito orgulho em inaugurar um centro de treinamento de alto nível como este. Poder entregar um CT com toda esta estrutura à ginástica é um exemplo do que podemos dar aos nossos atletas. Todo o esforço do Comitê Olímpico Brasileiro caminha na direção de atender aos atletas brasileiros da melhor forma possível. Esta entrega é um exemplo desse comprometimento”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Além de Nuzman, estiveram presentes à inauguração o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; a secretária estadual de Esporte e Lazer, Márcia Lins; o diretor executivo da Empresa Olímpica Municipal, Bernardo Carvalho; o secretário municipal de Esportes; Romário Galvão; a secretária municipal da pessoa com deficiência e coordenadora técnica da seleção feminina de ginástica artística, Georgette Vidor; o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire; a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Maria Luciene Resende; além de atletas e ex-atletas olímpicos e da atual seleção feminina de ginástica artística.

“Estamos vendo aqui um supercentro de treinamento, um espaço fundamental para o esporte brasileiro”, disse o prefeito Eduardo Paes. “Os Jogos Olímpicos são uma grande oportunidade de transformar a cidade através do esporte e uma chance pra gente fazer tudo o que for necessário com a excelência que um atleta de alto rendimento faz o seu trabalho. E é isso o que estamos vendo aqui, uma instalação com alto nível de excelência, mais um belo espaço para o esporte brasileiro”, completou o prefeito.

A instalação tem cerca de 100 equipamentos da marca alemã Spieth, que forneceu aparelhos para 10 Jogos Olímpicos, entre eles os de Pequim, em 2008. Parte dos equipamentos do CT foi utilizada nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.  Através de uma parceria entre o COB e a Confederação Brasileira de Ginástica, o CT será utilizado para o treinamento das seleções masculina e feminina, sempre que necessário. Sete atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina já treinam no local até o próximo dia 10.  “Posso afirmar que este é o melhor Centro de Treinamento de Ginástica Artística do mundo. Nossos atletas viajam o mundo todo e estão aí para comprovar isso. Precisávamos desta excelente estrutura para dar o salto de qualidade para os Jogos Olímpicos Londres 2012 e Rio 2016”, disse a presidente da CBG, Maria Luciene Resende.

Além dos equipamentos de ginástica, estão sendo montados no Velódromo aparelhos de musculação e fisioterapia. Essa nova estrutura também será aproveitada por ciclistas e atletas de patinação velocidade, que treinam regularmente no local. Outros países também poderão utilizar o centro, através de intercâmbios e períodos de treinamento específicos. “A Alemanha já mostrou interesse em treinar aqui no segundo semestre. Esse tipo de intercâmbio com outros países também será muito importante para nossos treinadores e atletas”, disse Gerorgette Vidor. “Com a estrutura de fisioterapia e salas de descanso, acho que este CT proporciona melhores condições de treinamento que o de Stuttgart, na Alemanha, que é uma referência internacional”, completou Georgette.

O investimento do COB para a montagem do CT foi cerca de R$ 450 mil e o espaço foi projetado pela coordenadora de instalações esportivas do COB, a atleta olímpica e arquiteta Daniela Polzin. O local tem área total de 2.467 m2. A principal novidade são os fossos cobertos e vazados para o mesmo equipamento, que servem para a finalização dos movimentos dos ginastas, além do set completo para masculino e feminino simultâneos com aparelhos oficiais de competição.

O amplo espaço dá a possibilidade de colocar equipamentos de competições e treinamentos no mesmo local. Haverá, pelo menos, dois equipamentos oficiais de cada um dos 10 aparelhos de competição masculinos e femininos (20), mais aparelhos complementares. Alguns dos principais atletas brasileiros da modalidade, como Diego Hypolito, Daniele Hypólito, Jade Barbosa e Arthur Zanetti mostraram-se muito bem impressionados com a nova casa da modalidade no país. Durante a inauguração do CT, Daniele Hypólito, Petrix Aguiar e Bruna Leal realizaram demonstrações nos equipamentos do Centro de Treinamento. “Quando entrei aqui pela primeira vez fiquei muito impressionado. Nunca vi um centro tão bom quanto esse. Esse é um ginásio da maneira que a gente sempre sonhou”, afirmou Diego Hypolito. “A gente sempre achou que isso nunca fosse acontecer. Nossa, o Brasil conseguiu! Fico muito feliz em fazer parte dessa história, porque quando eu comecei não havia nada disso”, disse Jade Barbosa. “As atletas mais jovens já se beneficiarão desta estrutura. Com o nosso talento, tenho certeza de que teremos uma grande equipe para 2016”, completou Jade.

Na segunda fase de sua instalação, ainda no primeiro semestre de 2012, o Centro de Treinamento de Ginástica Artística atenderá outras modalidades, como os saltos ornamentais e o salto com vara.

Sobre a futura utilização do Velódromo, o projeto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, apresentado no Dossiê de Candidatura e aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional, já prevê obras na instalação. No entanto, a natureza e o tamanho das intervenções no Velódromo só poderão ser conhecidos quando forem finalizados os projetos executivos do Parque Olímpico e suas instalações, e as discussões com a União Internacional de Ciclismo. De todo modo, existe o compromisso de adiar ao máximo o início das intervenções no Velódromo, o que já justificaria a montagem do Centro de Treinamento da Ginástica em comparação com o custo de aluguel para a instalação do CT em outro espaço.

Mais informações sobre o CT de Ginástica Artística:

- Os equipamentos vêm de três fontes:

· Ministério do Esporte – equipamentos comprados para o Pan Rio 2007 e posteriormente cedidos à CBG – Legado do Pan

· CBG – convênio com a empresa alemã Spieth

· COB – importação de outros equipamentos

- O CT permite mobilidade, possibilitando adequar o espaço para a colocação de novos equipamentos.

- Principal novidade em relação aos aparelhos são os fossos cobertos e vazados para o mesmo equipamento, que servem para a finalização dos movimentos dos ginastas. 

- Fosso fechado – Camada de 60 cm de espuma.

- Fosso aberto – Tem 60 cm de espuma abaixo e mais 1 metro de cubos de flocos de espuma em cima.

- Possui Tumble track – cama elástica de 16 metros de comprimento.

- Possui Tumbling de trampolim acrobático.

- Além dos aparelhos de ginástica, da pista de ciclismo e da área de patinação, o local passa a contar com salas de descanso (5 prontas e 9 no total), salas para guardar bicicletas, refeitório, copa, salas administrativas, sala de Força e Condicionamento com aparelhos específicos para as modalidades, departamento médico e fisioterápico, auditório, vestiários e salas multiuso.

 - Além dos equipamentos de ginástica, estão sendo instalados equipamentos de musculação e fisioterapia para o Velódromo. Essa nova estrutura também será aproveitada por ciclistas e atletas de patinação que treinam regularmente no local.