ASSINE
search button

Messi marca dois, Barcelona bate Racing e mantém diferença para Real

Compartilhar

Pressionado pela vitória do Real Madrid diante do Betis no sábado, o Barcelona enfrentou o Racing neste domingo, no Estádio El Sardinero, em Santander, precisando dos três pontos para continuar na briga pelo título. Buscando manter a vantagem do arquirrival em apenas 10 pontos, os comandados de Pep Guardiola venceram por 2 a 0 e alcançaram a quarta vitória seguida na competição. Com dois gols de Messi, a equipe catalã chegou os 60 pontos e deixou o Racing em situação complicada na tabela.

Após brilhar e marcar cinco gols na goleada por 7 a 1 sobre Bayer Leverkusen, na última quarta-feira, em partida válida pela Liga dos Campeões, Messi comandou nova vitória do Barcelona. O argentino marcou duas vezes - aos 28min do primeiro tempo e aos 11min do segundo - e chegou ao 30º gol no Campeonato Espanhol desta temporada. Com 230 gols pelo clube, agora o meia está a apenas cinco de se tornar o maior artilheiro da história do Barcelona. O recorde pertence ao jogador César Rodríguez, que marcou 235.

A derrota deixou o Racing com apenas 25 pontos e na zona de rebaixamento do Campeonato Espanhol. Na 18ª colocação, o clube está na frente apenas de Sporting de Gijón e Zaragoza. O time comandado por Juanjo González tentará reverter a complicada situação no próximo confronto diante do Espanyol, no dia 19 de março. O Barcelona, por sua vez, enfrenta o Sevilla no próximo sábado para tentar encurtar a distância para o Real Madrid.

O jogo

Desde o início o Barcelona partiu para cima do Racing na busca da vantagem no placar e logo aos 5min conseguiu sua primeira chance. Pedro recebeu pela esquerda, invadiu a área e bateu colocado, mas a bola passou raspando a trave esquerda. Dez minutos mais tarde a equipe catalã teve nova oportunidade. Em cobrança de falta na entrada da área, Messi encobriu a barreira e obrigou Mario Fernández a fazer boa defesa.

Aos 22min a trave salvou o Racing. O Barcelona cobrou rapidamente uma falta e trocou passes até a bola chegar aos pés de Iniesta. O jogador cortou o defensor adversário e buscou o ângulo em um chute por cobertura, mas a bola bateu no travessão e saiu. Dois minutos mais tarde foi a vez de Cesc Fábregas desperdiçar boa chance. Messi fez ótima jogada pela direita e deu lindo passe para o meia, que chutou em cima do goleiro.

O Barcelona dominou o meio-campo e passou a ser mais ofensivo na partida. O primeiro gol saiu aos 28min. Xavi fez boa jogada pelo meio da defesa do Racing, que na tentativa de cortar a bola acabou servindo Fábregas dentro da área. O meia chutou cruzado e Messi entrou de carrinho para abrir o placar e marcar o 29º gol no Campeonato Espanhol: 1 a 0.

Após tomar o primeiro gol, o time mandante acabou recuando ainda mais e chamou o Barcelona para o ataque. A equipe catalã quase aumentou a vantagem aos 38min. Pedro invadiu a área pelo lado esquerdo, cruzou rasteiro e o zagueiro Álvaro quase acabou jogando contra as próprias redes na tentativa de cortar o lance. Apesar da pressão exercida, os comandados de Pep Guardiola levaram apenas a vantagem simples para os vestiários.

O Barcelona iniciou a segunda etapa da mesma forma que a primeira e chegou ao ataque aos 2min. Messi serviu Pedro, que avançou pela área e chutou com perigo para a meta de Mario Fernández, que praticou a defesa.

Aos nove minutos Fábregas dominou com o peito dentro dá área e ganhou a frente do zagueiro Cisma, que esticou o braço e derrubou o jogador do Barcelona. O árbitro da partida marcou para revolta dos jogadores do Racing. Na cobrança, Messi bateu no canto esquerdo e deslocou o goleiro Mario Fernández: 2 a 0.

O terceiro quase saiu em seguida. O atacante Cuenca partiu em velocidade, passou pela defesa rival, driblou o goleiro, mas carimbou o travessão. Aos 19min Messi quase fez mais um. Iniesta iniciou a jogada pelo lado direito do ataque e tocou para Xavi. O meio-campista fez ótimo corta-luz e o argentino bateu forte, para nova defesa do goleiro.

A primeira chegada do Racing foi apenas aos 25min da segunda etapa. A zaga do Barcelona afastou mal a bola e Munits recebeu livre na área. Em posição irregular, o jogador chegou a marcar, mas o árbitro assistente anulou corretamente a jogada. O Barcelona ainda desperdiçou boas chances para aumentar o marcador com Messi, Pedro e Tello, mas diminuiu o ritmo e assegurou o resultado sem maiores problemas.

Confira os resultados deste domingo da rodado do Espanhol:

 Atlético de Madrid 2 x 0 Granada

Espanyol 5 x 1 Rayo Vallecano

Valencia 2 x 2 Mallorca