ASSINE
search button

Com votação recorde, Neymar é consagrado melhor jogador da América

Compartilhar

Pela primeira vez desde 2000 um brasileiro é o melhor jogador da América. Com uma votação recorde, o atacante Neymar, do Santos, venceu a tradicional eleição do jornal uruguaio El País. O chileno Eduardo Vargas, ex-Universidad de Chile, e o também santista Paulo Henrique Ganso, acabaram respectivamente como os segundo e terceiros colocados.

A eleição foi histórica, pois antes de Neymar ninguém tinha dominado tanto a votação do prêmio, distribuído anualmente desde 1986. Com 130 menções dos jornalistas que formam o júri, o brasileiro superou a marca do meia argentino Juan Sebastián Verón, que recebeu 109 em 2009.

Segundo colocado, Vargas, que anunciou em dezembro a transferência para o Napoli, da Itália, teve 70 adesões, contra 33 de Ganso. A seleção ainda conta com jogadores que passaram pelo Brasil: o goleiro chileno Johnny Herrera (ex-Corinthians), o zagueiro argentino Rolando Schiavi (ex-Grêmio), o lateral direito equatoriano Néicer Reasco (ex-São Paulo) e o volante uruguaio Arévalo Ríos (ex-Botafogo). O técnico da equipe ideal do diário é Oscar Tabárez, campeão da última Copa América com o Uruguai.

O atleta mais aclamado, de qualquer forma, é mesmo Neymar. Ele é o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio desde Romário em 2000, quando o ex-atacante defendia o Vasco da Gama. Raí, então no São Paulo, também foi condecorado em 1992, enquanto que a estrela de 1989 foi Bebeto, do Vasco.

Neste sábado, o santista foi aclamado como um jogador "único" pelo veículo uruguaio, que reuniu na votação 247 jornalistas representando meios de comunicação de 19 países da América. "Neymar fez ressurgir o futebol de seu país, segundo o reconhecimento jornalístico", aclamou o diário.

Neymar, Reasco e Ríos também estavam presentes na seleção continental em 2010, quando o melhor jogador foi o argentino Andrés D'Alessandro, do Internacional.

Confira a seleção da América definida em eleição organizada pelo diário El País:

Goleiro: Johnny Herrera (chileno, da Universidad de Chile) Lateral direito: Néicer Reasco (equatoriano, da LDU) Zagueiro: Marcos González (chileno, da Universidad de Chile) Zagueiro: Rolando Schiavi (argentino, do Boca Juniors) Lateral esquerdo: Clemente Rodríguez (argentino, do Boca Juniors) Volante: Arévalo Ríos (uruguaio, do Tijuana-MEX) Meia: Paulo Henrique Ganso (brasileiro, do Santos) Meia: Juan Román Riquelme (argentino, do Boca Juniors) Atacante: Neymar (brasileiro, do Santos) Atacante: Eduardo Vargas (chileno, da Universidad de Chile, vendido ao Napoli-ITA) Atacante: Hernán Barcos (argentino, da LDU)