ASSINE
search button

Tsonga bate Berdych e revê Federer na decisão do ATP Finals

Compartilhar

Jo-Wilfried Tsonga será o adversário do sensação Roger Federer na decisão do ATP Finals no domingo, em Londres. Neste sábado, o francês venceu sua semifinal contra o checo Tomas Berdych por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5, e agora tentará impedir o suíço ex-número 1 do mundo na conquista do hexacampeonato do torneio que encerra a temporada.

Para passar à sua primeira decisão de ATP Finals na carreira, o francês atualmente na posição 6 do mundo precisou ficar pouco mais de uma hora e meia em quadra contra Berdych - sétimo da lista e "azarão" ao se classificar para as semis em um grupo contendo o sérvio Novak Djokovic e o escocês Andy Murray, respectivos números 1 e 3 do ranking. Tsonga chegou a ter o saque quebrado no final do segundo set, mas reagiu a tempo de fechar a disputa com um 7/5.

Tsonga e Federer farão neste domingo o sétimo duelo entre eles somente nesta temporada, e o suíço leva vantagem no histórico de confrontos em 2011. O ex-líder do ranking faturou quatro vitórias - uma delas recentemente, na final do ATP 1000 de Paris -, mas perdeu duas vezes. A derrota mais notável se deu em Wimbledon, por 3 sets a 2, quando vencia por 2 a 0.

O confronto que encerrará a temporada 2011 do circuito masculino será, no total, o décimo embate entre Federer e Tsonga. No geral, aliás, o suíço também possui vantagem no retrospecto de duelos: 6 a 3.

A decisão do ATP Finals, aliás, será a 100ª final da carreira de Roger Federer, que buscará seu título de número 70 em 13 anos no circuito profissional da ATP. Já Tsonga, com um currículo muito mais modesto que o do genial suíço, tentará seu oitavo troféu na carreira e impedir que o homem da Basileia se torne hexa do torneio.