ASSINE
search button

Adriano salva com gol no fim, Corintians vira sobre Atlético-MG e lidera

Compartilhar

São Paulo - Adriano é o nome da vitória corintiana no Pacaembu. Aos 43min do segundo tempo, ele marcou e cravou uma virada nervosa, com jeito de campeão, neste domingo. Graças ao gol do centroavante, que na segunda-feira completaria 1 ano e meio sem ir às redes, o Corinthians superou o Atlético-MG por 2 a 1 e conseguiu preservar a primeira posição do Campeonato Brasileiro com folga de dois pontos para o vice-líder Vasco.

Agora são 67 pontos para o Corinthians contra 65 do Vasco a dois jogos do fim da Série A e uma situação que parecia quase trágica, com a vantagem do Atlético-MG no início da segunda etapa, virou festa para mais de 35 mil torcedores no Pacaembu. Os atleticanos, com 42 pontos, ocupam o 16º lugar, três pontos à frente do Cruzeiro. A penúltima rodada traz um compromisso duro para o Corinthians, que vai até o Orlando Scarpelli, em Florianópolis, e encara o Figueirense, para depois fechar o Brasileiro contra o Palmeiras. O Vasco tem clássicos contra Fluminense e Flamengo. Já o Atlético-MG, em Sete Lagoas, recebe o Botafogo. Todas as partidas da próxima rodada são às 17h (de Brasília) do domingo.

Adriano salva e Corinthians vira sobre o Atlético-MG

Com a volta de Paulinho, que cumpriu suspensão na vitória diante do Ceará, Tite teve novamente seu time titular ideal à disposição. Alex, recuperado de lesão muscular, ficou entre os reservas, com Willian, Danilo e Emerson em ação desde o início.

A missão corintiana foi dificultada em função de mudanças de Cuca, que armou um Atlético-MG fisicamente forte e bem fechado na defesa com Serginho e Richarlyson nas laterais, Carlos César e Bernard abertos no meio-campo que ainda contou com Pierre, Filippe Soutto e Daniel Carvalho.

A formação defensiva do Atlético-MG, que praticamente abdicou do ataque, impediu o Corinthians de criar muitas chances claras de gol no primeiro tempo. Com posse de bola superior e disposição, o time da casa esbarrou quase sempre nas duas linhas, de defesa e meio-campo, e sempre oito ou nove atleticanos atrás da bola. Danilo e Liedson, apagados e sem condições físicas ideais, foram os mais apagados.

O Corinthians assustou de verdade só aos 6min quando Liedson abriu à direita e centrou na área para Emerson, que ajeitou e viu Willian, com um bonito chute, tirar Renan Ribeiro da jogada - a bola foi para fora. Paulinho, o melhor corintiano na etapa inicial, também ameaçou em finalização, mas foi quase só em 45 minutos.

Se a situação já era ruim para o Corinthians, pior ficou no início da etapa final. Mais esperto na frente, o Atlético-MG abriu o marcador aos 9min com jogada ensaiada e inteligente. Daniel Carvalho recebeu na esquerda e só tocou para Leonardo Silva, com o gol aberto, escorar de cabeça para o fundo das redes.

Alex, aos 12min, e Adriano, aos 21min, entraram para tentar reparar um grave erro: em mais de uma hora, o Corinthians não havia acertado sequer uma finalização no alvo, o que só aconteceu aos 23min. Alex pegou rebote do escanteio, fintou a marcação e acertou um foguete de esquerda. Renan Ribeiro colocou para fora.

E quando parecia esfriar no jogo, o Corinthians conseguiu o empate e colocou fogo no Pacaembu. Alessandro disparou pela direita, acertou cruzamento precioso e Liedson, com uma cabeçada perfeita, cravou a igualdade aos 32min.

Mas o grande ingrediente ainda estava por vir. Em cima, o Corinthians virou com Adriano aos 43min do segundo tempo. Emerson puxou contragolpe, tocou por trás da marcação e o centroavante, de esquerda, superou Renan Ribeiro. Virada corintiana no Pacaembu.

Ficha técnica

CORINTHIANS 2 x 1 ATLÉTICO-MG

Gols

CORINTHIANS:

Liedson, aos 32min, e Adriano, aos 43min do 2º tempo

ATLÉTICO-MG:

Leonardo Silva, aos 9min do 2º tempo

CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho e Ralf; Willian (Adriano), Danilo (Alex) e Emerson; Liedson (Wallace)

Treinador: Tite

ATLÉTICO-MG: Renan Ribeiro; Serginho, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson (Triguinho); Pierre e Filippe Soutto; Carlos César (Mancini), Daniel Carvalho e Bernard; André (Neto Berola)

Treinador: Cuca

Cartões amarelos

CORINTHIANS: Alessandro, Paulo André, Adriano

ATLÉTICO-MG: Carlos César, André

Árbitro 

Wagner Reway (MT)

Público pagante e renda

35.011 pagantes / R$ 1.277.113,50

Local 

Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)