ASSINE
search button

CBDA diz que Pan em outubro complica preparação para Londres

Compartilhar

A realização dos Jogos Pan-Americanos no mês de outubro modificaram a preparação da maioria dos atletas. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos confirmou que a data mudou a rotina dos atletas nacionais para esta temporada.

A entidade máxima da natação no País até admitiu que o calendário apertado promovido por conta da competição da Odepa prejudica a preparação para a Olimpíada de Londres em 2012.

"É uma surpresa os Jogos Pan-Americanos serem realizados em outubro, em uma época no qual nunca foram realizados. Complicou, pois estamos há menos de um ano da Olimpíada de Londres. Os atletas, que já poderiam estar se preparando e descansando, tiveram que fazer um treino diferenciado neste ano de 2011", afirmou o supervisor técnico de natação, Ricardo de Moura.

Acostumado a acompanhar as equipes de natação em grandes competições, o dirigente, entretanto, enxerga um lado positivo na realização do Pan fora de época. "É uma hora que você pode transformar este ritmo em oportunidade para surgir novos valores. Pessoas que não foram bem no Mundial podem se recuperar; e não há nada melhor do que a recuperação psicológica", discursou.

Um dos nomes que buscam a recuperação em Guadalajara é Thiago Pereira. Destaque do Pan de 2007 com seis ouros, o competidor não conseguiu repetir o ótimo desempenho em competições maiores, como o Mundial de Xangai neste ano. Na China, o brasileiro não conseguiu pódio nem nos 200 m medley, principal especialidade do atleta.