ASSINE
search button

Aos 16 anos, patinadora brasileira deixa reserva e mira pódio no Pan

Compartilhar

Há alguns meses, Talitha Haas comemorava a oportunidade de ser a atleta reserva da patinação artística brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Contudo, faltando pouquíssimo tempo para o evento, a patinadora foi surpreendida, virou representante titular da modalidade e, mesmo com apenas 16 anos, pretende regressar com um resultado tão inesperado quanto a sua presença no México: uma medalha.

A jovem era a reserva imediata da Seleção Brasileira. Porém, as regras para a patinação artística no Pan foram alteradas para os moldes de eventos juniores, provas nas quais Talitha possui os resultados mais expressivos do País - em 2009, ela foi eleita uma das três melhores competidoras do mundo.

"Não sinto a pressão, estou tranquila. Em Mundiais, me ensinaram a lidar bem com esse tipo de coisa. O Comitê avaliou as competições que participei e como será a prova em Guadalajara. Levou em conta meu desempenho recente e estou pronta para os Jogos", afirmou.

Talitha, que conheceu a patinação aos sete anos por influência de uma amiga próxima, acredita ter reais chances de conquistar um lugar no pódio logo no primeiro Pan-Americano de sua carreira. Mesmo que as regras para a competição sejam as de eventos juniores, as adversárias da brasileira já são seniores. E velhas conhecidas.

"Vou encontrar oponentes que já enfrentei, inclusive, no Mundial de 2009, quando fiquei entre as três primeiras. Não acredito que eu esteja em vantagem por estar nesse nível de disputa ainda sendo uma atleta da categoria júnior. Quem se esforçar mais alcançará o resultado, independente da idade", disse.

Ainda em êxtase por estar confirmada para o Pan-Americano, Talitha Haas foi a última a saber da vaga: "minha mãe já sabia e não me contou", disse. Mesmo com a certeza recente do primeiro Pan de sua trajetória na patinação, a atleta tem uma certeza: está na briga por medalhas.

"Coloco-me entre as favoritas. As grandes competidoras das Américas são as argentinas e as chilenas e, no Pré-Pan, onde estavam as mesmas meninas que estarão no México, fiquei em terceiro, com duas argentinas na primeira colocação. Dá para chegar lá", afirmou Talitha, que representará um Charleston no seu programa curto e um samba no longo.

Em Guadalajara, Talitha terá a responsabilidade de substituir sua companheira de treinamentos Julia Balthazar, que, antes da decisão sobre as regras da competição, era a titular do Brasil. A patinadora garante que não existiu clima algum entre ela - a nova representante da patinação - e a amiga, que "perdeu" a vaga no Pan do México.

"Eu e a Julia somos muito amigas. Quando ela foi convocada, fiquei feliz demais por ela. Ela já havia sido garantida como titular, então,já tinha se planejado e sentido o Pan por perto. Não deve ter sido legal perder a titularidade, mas sei que ela ficou feliz por mim, assim como fiquei por ela", afirmou.