ASSINE
search button

Jornais europeus destacam destino da França nas Eliminatórias

Compartilhar

Os jornais europeus se dividiram em suas manchetes a respeito do sorteio para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Enquanto alguns trataram alguns adversários com algum desdém, outros se mostraram preocupados com os rivais na briga por vagas. Porém, um adversário não passou incólume: a França, comemorada por quem escapou do duelo e destacada pela imprensa da Espanha, companheira de Grupo I.

Na Inglaterra, os principais veículos de comunicação do país divergiram a respeito da avaliação do sorteio. No site da emissora BBC, a foto de Joseph Blatter vinha acompanhada pela manchete "países conhecem rivais nas eliminatórias para Copa do Mundo de 2014". "A Inglaterra enfrentará Montenegro, Ucrânia, Polônia, Moldávia e San Marino no Grupo H, tentando a classificação para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil", acrescentava.

A abordagem era diferente em alguns dos jornais do país. "Sorteio coloca Inglaterra com Montenegro e velha inimiga Polônia na batalha para chegar ao Brasil", destaca o Daily Mail - nos últimos 20 anos, ingleses e poloneses dividiram o grupo nas eliminatórias para os Mundiais de 1994 e 2006. Já o The Guardian lembrou: "Inglaterra escapa da França nas Eliminatórias".

O tabloide The Sun também lembrou que os ingleses escaparam da França no caminho para o Brasil. Já oDaily Telegraph abusou de ironia na transmissão do evento, criticando nomes como Jack Warner, presidente da Concacaf e vice-presidente da Fifa - para o veículo, a fase de classificação das Américas Central e do Norte são "a Caixa Secreta de Jack Warner".

Na atual campeã Espanha, o confronto com os franceses nas eliminatórias não passou em branco. "A Rojajogará com a França", destaca o Marca. "França, Bielorrússia, Geórgia e Finlândia, os rivais da Espanha", mancheta o As, também de Madri, adotando tom menos analítico.

Na Catalunha, em meio às notícias da negociação entre Barcelona e Arsenal por Cesc Fábregas, os jornais encontraram espaço para a Copa do Mundo - e para o mais esperado duelo do Grupo I. "Espanha e França lutarão por um lugar no Mundial", lembra o jornal Sport. "A atual campeã mundial se encontrará nas eliminatórias no Grupo I, com França, Bielorrússia, Geórgia e Finlândia", diz o Mundo Deportivo.

Na França, por sua vez, o destaque não poderia ser outro que não o confronto contra a atual campeã do mundo. "Os Azuis jogarão contra a Espanha", mancheta o jornal L'Equipe. Já na versão online da revista France Football, a mesma notícia, de forma mais resumida: "França com a Espanha".

Nos jornais esportivos da Itália, o tom foi de discrição. "Os azuis de (Cesare) Prandelli enfrentam Dinamarca, República Checa, Bulgária, Armênia e Malta", apresenta a Gazzetta dello Sport, de Milão. O Tuttosport, de Turim, é mais breve e apresenta apenas os adversários virtualmente mais perigosos: "Itália com Dinamarca e República Checa".

Adversário indigesto entre os europeus, a equipe do técnico Laurent Blanc também foi lembrada pelo Corriere dela Sera, que destaca: "evitado o confronto com a França por Brasil 2014; no caminho dos azuis, Bulgária, Armênia e Malta". Por fim, no La Reppublica, a manchete é rigorosamente igual à de um concorrente: "Itália com Dinamarca e República Checa".

Entre os jornais portugueses, os adversários parecem não assustar. "Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo no caminho de Portugal", destaca o jornal A Bola. "Portugal com grupo acessível; russos são os adversários mais perigosos", apresenta o Record. "Sorteio: Rússia e Israel no caminho de Portugal", coloca o periódico O Jogo