ASSINE
search button

Em protesto contra Battisti, italianos jogam laranjas em Alison e Emanuel

Compartilhar

Uma dupla brasileira enfrentou um protestou político durante a partida desta quarta-feira no Campeonato Mundial de vôlei de praia, em Roma. Irritada com a decisão do Brasil de libertar o ex-ativista Cesare Battisti, parte do público atirou laranjas na arena durante o confronto de Alison e Emanuel contra os dinamarqueses Soderberg e Hoyer. As imagens são da Rede Globo.

O ex-ativista, condenado na Itália à prisão perpétua por quatro homicídios na década de 70, estava preso no Brasil desde 2007. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu libertar Battisti, negando recurso da Itália contra a decisão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar o ex-ativista, a quem o governo havia concedido asilo político. A decisão irritou grande parte da população italiana.

Apesar do protesto, os brasileiros conseguiram a vitória sobre os dinamarqueses por 2 sets a 1, parciais de 21/18, 22/24 e 15/10, e conseguiram a liderança do Grupo B do Mundial.

A atitude da torcida italiana se deu no mesmo dia em a Federação Internacional de Vôlei (Fivb) anunciou uma homenagem ao experiente Emanuel. Ele ganhará uma estátua de 5 m de altura na capital italiana.