ASSINE
search button

Site americano diz que Olímpiadas no Rio serão 'Jogos Mortais'

Compartilhar

O jornalista Wright Thompson, da rede de televisão americana ESPN, publicou um longo artigo em que fala sobre os problemas de segurança pública da cidade do Rio de Janeiro. Segundo ele, que usa o termo "Jogos Mortais" para se referir às Olimpíadas de 2016, a imagem de uma cidade alegre e organizada está muito longe de corresponder à realidade. Os cariocas, na verdade, viveriam sob o terror de uma intensa guerra.

"Uma cruz branca que se ergue no Morro dos Macacos marca o local onde as pessoas são queimadas vivas. Um cavalo faminto, cutucando as costelas para fora, é engatado por perto com uma corda fina. Um campo de futebol próximo é marcado por pedaços de borracha derretido. Os jogos não são jogados ali. A facção criminosa Amigos dos Amigos, que domina essa favela, possui um ritual macabro: colocam pneus ao redor de seus inimigos, derramam gasolina e ateam fogo. Isso é chamado de microondas. Uma fumaça negra se eleva no ar. Em uma escola aos pés do morro, próximo do Maracanã, onde a cerimônia de abertura das Olimpíadas 2016 será realizada, os alunos ouvem os gritos e tapam os ouvidos. Esse é o verdadeiro Rio de Janeiro.", escreveu.

A matéria conta em detalhes diversas ações policiais realizadas nos morros cariocas nos últimos anos. Em determinado trecho, o autor compara o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) com o Seals (tropa de elite da marinha americana responsável pela operação que resultou na morte do terrorista Osama Bin Laden) e critica a sua forma de atuação. 

"Armados, invadem as favelas e matam quantos traficantes puderem. Os moradores fogem para suas casas, fecham as janelas. Algumas pessoas são executadas, outras atingidas acidentalmente. Lugar errado, hora errada. Azar".

Thompson faz uma breve pausa em suas críticas para elogiar o sucesso da atuação das Unidades de Polícia Pacificadores (UPPs). Ele, entretanto, mostra temor em relação à continuidade do projeto. Baseado na opinião de uma moradora que pediu para não ser identificada, afirma que a antiga realidade das comunidades pode voltar após a realização dos Jogos.

"Não vai durar muito. É caro demais para o governo manter. Haverá paz durante as Olimpíadas mas, se o dinheiro acabar, eles tiram o policiamento. Tudo vai voltar ao que era e os que colaboraram serão mortos pelos traficantes", disse a moradora.

A Secretaria de Estado de Segurança do Rio divulgou nota respondendo ao artigo do jornalista.

Veja a nota:

"A atual situação do Morro dos Macacos não é a mesma descrita pela reportagem. Após a instalação da UPP no local, em novembro de 2010, a polícia prendeu 27 pessoas envolvidas com tráfico, homicídio e outros crimes, além de ter feito 47 ocorrências para apreensão de drogas. Em seis meses, a área registrou apenas um homicídio. 

 

Além disso, a Secretaria ressalta que as UPPs e os demais projetos da Segurança Pública do Estado, como o Sistema de Metas, vem contribuindo para a redução sistemática dos principais índices de violência no Estado.

O Governo do Estado mantém todos os seus compromissos não apenas com o calendário dos Jogos Olímpicos, mas com o cidadão. A sociedade do estado e de todo o país vem acompanhando as ações e as evoluções com transparência em várias áreas, como na Segurança, na Saúde, e em Infraestrutura, para citar algumas."