ASSINE
search button

Palmeiras promete decisão consensual, mas flerta com a Globo

Compartilhar

 

Membros da diretoria do Palmeiras comparecerão à sede do Clube dos 13 nesta sexta-feira para acompanhar a abertura dos pacotes da concorrência pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012-2014 apenas para se pautar. O clube continua ligado à entidade, mas vai negociar separadamente com as emissoras. A promessa é de buscar uma decisão consensual, embora a Rede Globo seja claramente a preferida.

"Estamos em uma nova etapa do futebol brasileiro, então vamos analisar as propostas que vão ser colocadas amanhã (sexta-feira) e depois vamos conversar com todos para tentar chegar a um denominador comum que seja melhor para o Palmeiras e para o futebol brasileiro", afirmou Arnaldo Tirone, presidente do clube paulistano, em entrevista ao TV Terra nesta quinta-feira. A partir dos valores apresentados pelo C13, as negociações serão iniciadas.

Na decisão da diretoria alviverde, vai pesar não somente a proposta das emissoras, mas também o alcance, a qualidade de transmissão e a opinião dos patrocinadores do Palmeiras. "A gente tem que ser justo", disse Tirone. "Não adianta sonhar com um valor que não vai chegar. Merecemos o que os outros clubes também merecem. Mas tem que ser valor acima (do atual) porque o futebol vai crescer", continuou o mandatário do clube.

Embora tenha prometido conversar também com Record e Rede TV, outras interessadas, a preferência palmeirense é claramente pela Globo, citada nominalmente diversas vezes por Arnaldo Tirone durante a entrevista. Foi a única que já entrou em contato com o clube: "A Globo é nossa parceira há mais de 20 anos, vem fazendo um grande trabalho pelo futebol brasileiro. A conversa foi de amizade, de respeito, de entender o que está acontecendo".

"Temos muito respeito pelas outras emissoras, mas temos também pela Globo e temos essa reciprocidade com ela, que sempre foi nossa parceira", disse o presidente, satisfeito com a atual situação. "Estamos bem com a Globo, então vamos procurar nos manter assim e ser coerentes e equilibrados para fazer um bom negócio, que seja de bom senso para todos", complementou.

Decisão bem pensada

O presidente Arnaldo Tirone defendeu a decisão tomada pelo Palmeiras de negociar separadamente os valores dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, seguindo a tendência liderada pelo Corinthians e adotada por outros clubes. Isso foi fruto de um distanciamento ocorrido no Clube dos 13 e de muita reflexão com membros da diretoria, segundo o dirigente.

"O Palmeiras sempre teve um membro na comissão de negociação dos direitos (do Clube dos 13). Nos últimos anos, ficamos à margem disso. Nossa gestão não foi contatada, especificamente. Então, ficamos liberadores nesse sentido, de poder tomar um caminho com mais independência. Entendo como democracia, o direito de ir e vir. O Palmeiras tem liberdade de saber o que é melhor", explicou.