ASSINE
search button

Florianópolis é tricampeão da Superliga Masculina de vôlei

Compartilhar

JB Online

RIO - Nos 15 anos da edição da Superliga Masculina de vôlei, a festa da edição 2008/2009 foi da Cimed/Brasil Telecom/Florianópolis (SC), que garantiu, na manhã deste domingo, seu terceiro título na competição, o segundo consecutivo 2005/2006, 2007/2008 e 2008/2009. A equipe catarinense derrotou o Vivo/Minas (MG) por 3 sets a 0, com parciais de 29/27, 25/16 e 25/18, em 1h33 de partida, realizada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O Príncipe na festa da debutante Superliga foi Théo, do Florianópolis, maior pontuador do jogo, com 14 pontos, e ganhador do Troféu VivaVôlei por ter sido eleito o melhor jogador em quadra.

Com um ace de Théo, o Florianópolis, que estreou na Superliga na temporada 2005/2006, chegou ao seu tricampeonato. O time catarinense e o Minas fizeram as últimas quatro decisões da competição. A equipe mineira levou a melhor na edição 2006/2007.

As torcidas das duas equipes marcaram presença no Maracanãzinho, que ficou dividido nas cores vermelho, do Florianópolis, e azul, do Minas. Após a conquista do tricampeonato da Superliga, os jogadores do time catarinense correram para o lado dos seus torcedores, e em seguida, repetiram a comemoração da seleção brasileira, com um peixinho na quadra.

PACHECO SE EMOCIONA

O técnico Marcos Pacheco, do Florianópolis, não conseguiu conter as lágrimas ao destacar o apoio que teve da família desde o início do seu trabalho.

- Chegamos às quatro finais dos turnos nesta Superliga, todas em casa. O time estava preparado para essa decisão. A equipe fez um jogo maravilhoso. No dia a dia, em nenhum momento, preciso pedir dedicação dos jogadores. Agradeço à minha família, meus pais, irmãos, minha esposa Joyce, com quem estou casado há nove anos. Tudo isso é por eles - ressaltou Pacheco.

BRUNO: "ESTE TÍTULO FOI MAIS DO QUE ESPECIAL"

O capitão do Florianópolis, o levantador Bruno Rezende, afirmou que a união da equipe é muito importante.

- É maravilhoso vencer mais um vez no Maracanãzinho, no Rio. Este titulo foi mais do que especial. Nossa equipe cresceu muito durante o ano. Sempre buscamos um algo a mais e estamos muito felizes por todo o trabalho. Sabíamos das qualidades do Minas, mas nosso time jogou muito bem - afirmou Bruno.

O atacante Thiago Alves, que ganhou o troféu de melhor atacante da Superliga 2008/2009, disse que o título coroou um ano maravilhoso.

- Nosso time é união, coração. Jogamos com o coração, e este título vem coroar um ano maravilhoso. Todos que trabalham na equipe, dirigentes e patrocinadores, têm uma grande parcela de contribuição neste resultado.

O DONO DA BOLA

Disputar a nona final da Superliga e conquistar o quinto título é um feito para poucos. Por isso, é impossível ficar sem uma lembrança da decisão. Dirceu, um dos jogadores mais experientes do Florianópolis, guardou a bola embaixo da camisa e comemorou com a torcida.

- Achei que seria importante guardar essa lembrança. O placar de 3 a 0 foi o reflexo da campanha do nosso time durante todo o campeonato. Tivemos uma regularidade enorme, em todos os jogos entramos com a mesma seriedade. O Minas dispensa comentários. É uma grande equipe, com jogadores inscritos pelo Bernardinho para a Liga Mundial. Conseguimos manter a estabilidade e a regularidade.

O JOGO

Ezinho, da equipe mineira, foi quem mais marcou no primeiro set, com sete pontos sendo cinco de ataque e dois de bloqueio. E foi o jogador, maior pontuador da história da Superliga, que abriu o placar. O Minas fez 5 a 0, mas, aos poucos, o time catarinense reagiu e o empate veio em 9/9. O ataque do Florianópolis, especialmente, pelo meio-de-rede, foi fundamental para a reação e a virada: 18/15.

O equilíbrio marcou o restante do primeiro set. O Minas teve a chance de fechar o primeiro set. Um ataque de Maurício deixou o time mineiro em vantagem: 27/26. Mas Thiago Alves, do Florianópolis, colocou tudo igual novamente no saque: 27/27. Um contra-ataque de Théo e uma finalização desperdiçada pelo Minas, selaram a vitória da equipe catarinense por 29 a 27, em 40 minutos.

No segundo set, o bloqueio do Florianópolis foi decisivo. Foram cinco pontos neste fundamento, contra dois do Minas. O time mineiro cedeu oito pontos para o adversário em erros: oito. Éder, no bloqueio, fechou o set em 25/15, após 27 minutos. Lucas e Théo, do Florianópolis, foram os maiores pontuadores no set, com cinco pontos cada.

O Minas voltou a sair na frente no terceiro set. Domínio que permaneceu até 4/3, em um bloqueio de André Heller. Mais uma vez, o time mineiro cometeu muitos erros, principalmente, no saque. Por outro lado, o Florianópolis foi praticamente perfeita. Eficiente no bloqueio e na defesa, a equipe comandada por Marcos Pacheco manteve o domínio. O Minas ainda buscou uma reação no placar em 13/17, fazendo dois pontos consecutivos.

Mas a equipe mineira cometeu muitas falhas, principalmente, no saque, e desperdiçou várias finalizações em toda a partida o Minas cedeu 27 pontos ao adversário em seus erros. Por outro lado, o Florianópolis foi praticamente perfeita em todos os fundamentos. Théo foi o maior pontuador neste set, com sete pontos, sendo cinco de ataque e dois de saque. A vitória do Florianópolis veio após 26 minutos.

EQUIPES

CIMED/BRASIL TELECOM Bruno Rezende, Théo, Lucão, Éder, Renato e Thiago Alves

Líbero Mário Jr.

Entraram Joel, Jamelão e Banana.

Técnico Marcos Pacheco

VIVO/MINAS Rafinha, André Nascimento, André Heller, Henrique, Ezinho, Maurício Líbero - Serginho

Entraram: Dani, Wanderson, Dante e Thiagão.

Técnico Mauro Grasso

NÚMEROS DO JOGO

CIMED/BRASIL TELECOM

Ataque 41

Bloqueio 8

Saque - 3

Pontos em erros do adversário 27

VIVO/MINAS

Ataque 34

Bloqueio 10

Saque - 1

Pontos em erros do adversário 16