ASSINE
search button

Judô: Brasil embarca para a Europa sem Hugo Pessanha

Compartilhar

Agência JB

RIO - O judô brasileiro embarca nesta quarta-feira para Europa, onde disputa três eventos que fazem parte das etapas de avaliação dos atletas pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro: a Super Copa do Mundo de Hamburgo e as Copas do Mundo de Varsóvia (masculino) e Praga (feminino). Porém, a equipe brasileira tem uma baixa. O médio (-90kg) Hugo Pessanha sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo e está fora do processo seletivo para os Jogos Pan-Americanos. O Brasil será representado por Alexandre Lee (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Flavio Canto (-81kg), Luciano Correa (-100kg), Daniel Hernandes (+100kg), Sarah Menezes (-48kg), Juliene Ariecha (-52kg), Danielle Zangrando (-57kg), Vânia Ishii (-63kg), Mayra Aguiar (-70kg), Edinanci Silva (-78kg) e Priscila Marques (+78kg).

Hugo Pessanha sofreu a lesão no joelho esquerdo durante um treinamento no fim de janeiro. Porém, apesar de sentir um pouco de dor, seguiu mantendo os treinamentos. Após duas semanas, decidiu fazer uma ressonância e ficou constatado o problema no ligamento cruzado.

- Estou triste e com a sensação de ter nadado e morrido na praia. Quando foi divulgado o nome do Rio de Janeiro para a sede do Pan nunca imaginei que chegaria tão próximo da vaga. Fiz de tudo, corri atrás, mas optei pela minha saúde. Se eu forçasse mais e fosse competir na Europa poderia voltar de lá com uma lesão ainda mais séria e comprometer a minha carreira - diz Hugo Pessanha.

Aos 20 anos e campeão da ultima edição do campeonato Pan-Americano, realizado em 2006 em Buenos Aires (ARG) Hugo pensa no futuro. - Sou muito jovem e preciso me focar nisso. Abro mão de lutar o Pan do Rio justamente por acreditar que essa não é a última oportunidade de representar o Brasil.

Após a Seletiva de dezembro de 2006, foram definidos dois atletas para cada peso da modalidade. Um primeiro grupo representou nos últimos 15 dias o país em três competições. Super Copa do Mundo de Paris e as Copas do Mundo de Budapeste e Viena. Foram sete medalhas conquistadas. Leandro Cunha (-66kg) foi ouro em Budapeste e prata em Paris; Erica Miranda (-52kg) foi ouro em Viena; Tiago Camilo (-81kg), Pedro Guedes (-73kg) e João Gabriel (+100kg) foram bronze em Budapeste; e Daniela Polzin (-48kg) bronze em Viena.