ASSINE
search button

Décima edição da Flip tem número recorde de visitantes 

Compartilhar

O diretor-geral da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Mauro Munhoz, revelou neste domingo (8) que 25 mil pessoas passaram pela 10ª edição do evento, maior número desde a sua criação. Miguel Conde, curador da Flip deste ano, foi confirmado para a mesma função da festa em 2013. 

“Foi um recorde de participação do público, a tenda do telão ficou esgotada em vários eventos. Estima-se que 25 mil pessoas passaram pela Flip na programação deste ano”, disse. 

Para o diretor-geral, em 2012, a Flip teve maior ramificação pela cidade. Ele elogiou o acesso às tendas, que considerou mais confortável para as pessoas. Munhoz também informou que a festa contou com 135 eventos. Desde 2003, a Flip já recebeu 327 escritores de 40 nacionalidades em suas mesas principais. 

Ao lado de Liz Calder, criadora da Flip, Munhoz e Conde destacaram a mudança no formato da homenagem ao autor do ano, Carlos Drummond de Andrade. Dessa vez, antes de cada mesa da Tenda dos Autores, houve a leitura de uma obra do poeta com a projeção de seu texto em português e em inglês. Segundo Liz, esse tipo de experiência possibilita contato mais direto com a obra do escritor, especialmente para os visitantes estrangeiros. 

A inglesa não descartou modificações no formato do evento. Para ela, é “saudável” para a Flip sempre poder mudar sua forma de funcionamento. “Talvez (mude) o formato das mesas. Tudo está aberto para mudanças”, disse. 

Conde também ressaltou que a exposição sobre Drummond deste ano foi mais ampla do que em anos anteriores, e será estendida até dezembro para apreciação de escolas da rede pública e turistas que cheguem à cidade. Ainda, mostrou satisfação pelo resultado. 

“A Flip tende a apresentar um panorama do que acontece de mais interessante na literatura brasileira e internacional. Tenta também apresentar novos autores. Estou feliz com o evento”, afirmou.   

Conde e Munhoz frisaram a importância dos mediadores na condução dos debates das mesas. Segundo eles, o Brasil está melhorando muito nesse tipo de interação com os convidados. 

Graciliano Ramos 

Os organizadores não confirmaram os rumores de que o homenageado de 2013 seria Graciliano Ramos, afirmando que não há nada definido. Contudo, esperam anunciar o nome nos próximos 45 dias.