ASSINE
search button

Gerp divulga pesquisa em que Crivella é primeiro e Freixo segundo

Compartilhar

No início da tarde deste sábado (1°), véspera de eleições municipais, o Gerp divulgou o resultado de sua última pesquisa de intenção de votos na corrida eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro antes do 1° turno. O candidato Marcelo Crivella (PRB) aparece em primeiro lugar com 35% das intenções de votos, garantido na disputa do segundo turno. Seu adversário seria o candidato Marcelo Freixo (Psol), que aparece na segunda colocação com 11% das intenções de voto.

Na sequência vem o candidato Pedro Paulo (PMDB) com 9% das intenções de votos, tecnicamente empatado com o candidato Flávio Bolsonaro (PSC), que aparece com 8% da intenção de voto dos eleitores cariocas. Abaixo deles aparecem os candidatos Jandira Feghalli (PCdoB) e Índio da Costa (PSD), ambos com 4%. O candidato do PSDB, Carlos Roberto Osório, tem 3%. Alessandro Molon (Rede), 1%. Os candidatos Cyro Garcia (PSTU), Thelma Bastos (PCO), e Carmen Migueles (Novo) não pontuaram na pesquisa.

O Gerp realizou uma simulação de seis possíveis cenários para o segundo turno, entre o candidato Marcelo Crivella e todos os que pontuaram na pesquisa. Na simulação da disputa entre Crivella e Marcelo Freixo, o primeiro soma 44% das intenções de voto, já Freixo teria 17%. Outros 39% não sabem ou não responderam.

No cenário entre Crivella e Pedro Paulo, o candidato do PRB teria 46% das intenções de voto, contra 14% do peemedebista. Outros 40% não sabem ou não opinaram. 

>> Conheça as propostas dos candidatos à Prefeitura do Rio

>> Gerp: Crivella lidera pesquisa com 34% das intenções de voto

>> Ibope: Crivella lidera intenção de voto para a Prefeitura, com 34%

>> Datafolha: Crivella lidera corrida para a Prefeitura do Rio com 29%

Caso a disputa do segundo turno seja entre Crivella e Jandira Feghalli, Marcelo Crivella venceria com 46% dos votos, contra 11% da candidata do PCdoB. Outros 43% não sabem ou não responderam.

No cenário em que Marcelo Crivella enfrenta Flávio Bolsonaro, o candidato do PRB teria 43% dos votos, e Bolsonaro 16%. 41% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Na simulação realizada entre uma disputa de segundo turno entre Crivella e Osório, o senador acumula 46% dos votos contra 10% do candidato do PSDB. 44% não sabe ou não respondeu. 

No último cenário simulado, Marcelo Crivella enfrenta o candidato da Rede, Alessandro Molon e assim como nas outras simulações, o candidato do PRB venceria com 46% dos votos, contra apenas 9% de Molon. Nesse cenário, 45% não souberam ou não responderam.

A pesquisa do Gerp ouviu 1.000 pessoas entre os dias 28 e 29 de setembro, e tem índice de confiança de 95,55%.