ASSINE
search button

El País: Em debate, Dilma se defende das acusações de Aécio sobre corrupção

Jornal diz que candidato conservador tentou usar tema para mudar estatísticas indicando sua derrota

Compartilhar

No debate eleitoral desta sexta-feira (24), último antes da definição das eleições que acontece já no próximo domingo (26), a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) se defendeu dos ataques do candidato Aécio Neves (PSDB) a respeito do mensalão e da Petrobras e afirmou que as acusações da Veja são de caráter eleitoreiro, segundo o jornal espanhol El País. Em matéria publicada neste sábado, o jornal destacou ainda os questionamentos feitos por Dilma sobre os problemas da gestão do PSDB em Minas e em São Paulo, que atravessa atualmente uma enorme crise hídrica.

Como aponta o El País, Aécio abriu o debate citando uma reportagem da revista Veja, que trouxe um suposto depoimento do doleiro Alberto Youssef ligando Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao esquema de corrupção na Petrobras. De acordo com o jornal, Dilma apontou que a informação se tratava de uma tentativa de golpe eleitoral, visto que a notícia sequer apresentava provas. A candidata à reeleição afirmou também que tomará medidas judiciais cabíveis contra a revista. “O povo não é bobo, sabe que esta informação está sendo manipulada”, teria dito.

O jornal espanhol destaca também que, ao ser perguntada por Aécio sobre se considerava adequadas as punições do caso do mensalão, Dilma teria devolvido a pergunta questionando os motivos que levaram o mensalão tucano a não ter sido julgado. Além disso, o jornal destaca a acusação de Dilma ao PSDB, que afirmou que o partido de oposição permitiu que os casos de corrupção dos governos tucanos prescrevessem para que, desse modo, não passassem por julgamentos.

A presidenta questionou também a não aplicação do mínimo exigido pela Constituição das verbas da saúde e da educação durante a gestão de Neves como governador de Minas Gerais e utilizou a crise hídrica de São Paulo para levantar dúvidas acerca da capacidade de gestão do PSDB. “Teve falta de planejamento em São Paulo, candidato? Não planejar no maior estado do país é uma vergonha. O Nordeste teve o mesmo problema [de falta de chuvas] e não enfrenta a mesma situação”, teria apontado a candidata.

O jornal apontou para o fato de que o debate atingiu um pico de 38 pontos no Ibope, média semelhante com o que é registrado em novelas do horário nobre. De acordo com o El País, a discussão de propostas só foi de fato garantida por conta da participação de eleitores indecisos que estavam presentes no estúdio. Esses eleitores trouxeram dúvidas para os dois candidatos sobre seus projetos para moradia, geração de emprego, além de levantar a questão das políticas voltadas para a juventude.

O jornal diz que, nas considerações finais Rousseff aproveitou para afirmar seus compromissos com as mulheres, os negros e os jovens. “Nós que lutamos tanto para melhorar de vida não vamos permitir que nada, nem ninguém, tire isso de você”. Já Aécio disse se sentir honrado pela confiança recebida de seus apoiadores. “Travei um bom combate, jamais perdi a esperança e não perdi a fé”, declarou. O El País lembrou ainda que as duas pesquisas divulgadas na última quinta-feira, a três dias das eleições, dão vitória à candidata Dilma Rousseff, com uma diferença que pode atingir até oito pontos percentuais.