ASSINE
search button

'Financial Times': Falta de água em São Paulo ameaça candidatura de Aécio

Compartilhar

O jornal britânico Financial Times chama a atenção para as implicações da falta de água me São Paulo para a campanha de Aécio Neves, candidato a presidência pelo PSDB. Tema que chegou a ser levantado no debate, transmitido pelo SBT, por Dilma Roussef, candidata a reeleição pelo PT.

Segundo o artigo, a escassez de água em São Paulo é uma das piores em dos últimos 80 anos e tem se tornado algo comum para os moradores do estado. Algumas escolas e centros de saúde foram obrigados a fechar mais cedo. A dificuldade de abastecimento também tem afetado o lazer do paulistano, alguns bares e restaurantes estão pedindo a seus clientes que não usem o banheiro. O FT afirma ainda que em algumas regiões os carros-pipa tem seguido com escolta policial, com medo de que moradores desesperados comecem a seqüestrar os veículos.

O artigo segue afirmando que, desde a cultura agrícola, como as plantações de café e cana-de-açúcar que tem sido devastadas, até os pequenos negócios estão sendo prejudicados. Isso significa um enfraquecimento do PSDB, partido do governador Geraldo Alckmin e base de apoio da candidatura de Aécio. "Isso vai começar a assumir o debate eleitoral, como mais serviços públicos estão paralisados ??e vai começa a criar um clima de instabilidade", diz Marco Teixeira, cientista político do Instituto de Pesquisa FGV, em entrevista para o FT.

O jornal britânico destaca que o governo do PSDB em São Paulo se recusou a introduzir o racionamento e água, quando a crise entrou em seu primeiro mês. A razão seria o medo de não conseguir uma reeleição do partido no estado que significa um grande apoio para a candidatura de Aécio.

A expectativa é quem com o inicio das estações chuvosas no Brasil, o alívio chegaria na hora certa. Mas não foi o que aconteceu. A seca se agravou e o principal reservatório de São Paulo, a Cantareira, está com apenas 4% de sua capacidade.  Em alguns locais, já existem relatos de falta de água, principalmente na periferia. Apesar da Sabesp seguir afirmando que não há racionamento de águas na região, segundo o FT, cerca de 70 cidades passam por essa escassez, algumas em intervalos regulares. O argumento da concessionária de águas do Brasil é de a “reduzida pressão da água” seria o motivo dos problemas.

O fato, apontado pelo FT, é que a estratégia está saindo pela culatra ameaçando a campanha de Aécio Neves, que sempre destaca a gestão de governo do PSDB como “eficientes”. Apesar das justificativas, o assunto da falta de água de São Paulo é um ponto sensível na candidatura de Aécio.

O FT destaca que São Paulo não é apenas o coração econômico do pais, mas é responsável por quase ¼ dos eleitores brasileiros. O PSDB dominou São Paulo no primeiro turno das eleições do país este mês, mas a escassez de água atingiram os moradores mais pobres do estado o mais difícil - exatamente a parte da população que é mais provável de mudar o voto para o PT.

Enquanto periferia da cidade - tanto geograficamente e socialmente - têm recorrido a armazenar água em qualquer recipiente que pode encontrar, muitos brasileiros ricos que vivem em blocos de apartamentos em núcleo de arranha-céus de São Paulo ter sido alheio às faltas porque os seus edifícios têm seus próprios tanques de água , destaca o Financial Times.