ASSINE
search button

Dilma diz que São Paulo não se preparou para enfrentar seca

Em Pernambuco, a presidente disse que "mulher aqui não carrega mais lata d'água na cabeça"

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (21), em Petrolina (PE), que o estado de São Paulo não se preparou para enfrentar a seca. Sem citar o seu adversário neste segundo turno, Aécio Neves, que criticou a falta de parcerias entre o governo federal e o governo paulista para resolver o problema de abastecimento, Dilma afirmou que o Nordeste se preparou para seca e não precisa "ficar catando pingo de água por aí". 

"Mulher aqui não carrega mais lata d’água na cabeça, porque aqui tem cisterna, tem casa para morar e tem a garantia do Bolsa Família, da Bolsa Estiagem e da Bolsa Seguro Safra”, afirmou. “O estado mais rico do Brasil, São Paulo, não se preparou para a seca. Vocês do Nordeste, se prepararam e hoje, diante da maior seca do país, têm condições de viver aqui e não ficar catando água por aí. Foram 1 milhão de cisternas contra a seca que vocês construíram conosco”, continuou a presidente.

A presidente exaltou as mudanças conquistados pelo Semiárido nos últimos 12 anos. “Essa é uma das regiões mais importantes deste país, apesar do que acham os tucanos, que falaram que os votos que eu recebi no Nordeste eram de pessoas ignorantes”, disse Dilma, ressaltando que essa é uma visão ultrapassada do Brasil, de quem não sabe que a região está mudando pelo esforço do próprio do povo e pelas oportunidades oferecidas pelos governos do presidente Lula e o dela.

Na ocasião, Dilma recebeu um bilhete de um morador da região comemorando o fato de ser o primeiro membro da família a ingressar numa universidade federal e de outra moradora local agradecendo pelo Ciência Sem Fronteiras, que deu a oportunidade para a filha estudar agricultura na Austrália. “Eu li esse bilhete porque o Ciência Sem Fronteira hoje beneficia todos os brasileiros, beneficia não só uma, mas várias pessoas daqui do semiárido. E nossos programas são muitos. Eu fico orgulhosa, por exemplo, com o Minha Casa Minha Vida Rural, fico orgulhosa do Pronatec, que deu oportunidade para toda a gente, e sobretudo eu sei do esforço de cada brasileiro e brasileira do semiárido”, acrescentou.

Dilma exaltou a garra da população nordestina e disse que antes só faltava oportunidade. “Meu governo garante oportunidades. Vamos focar o esforço na luta de cada um. Mais do que o voto, eu vim aqui pedir a fé, e, no dia 26, que nós não deixemos a bola cair e vamos levar pra frente, levando cada um de nós a progredir”, pediu.

“Vamos, diante da urna, fazer mais uma vez um manifesto pelo Semiárido, por todas as conquistas que já fizemos e todas que vamos conquistar nos próximos quatro anos”, disse.