ASSINE
search button

Primeiro debate do segundo turno repercute na Internet

Nas redes sociais a disputa entre Dilma Roussef e Aécio Neves também foi acirrada

Compartilhar

O primeiro debate do segundo turno entre Dilma Roussef (PT) e Aécio Neves (PSDB), na noite desta terça-feira (15), transmitido pela Bandeirantes, pegou fogo na TV e nas redes sociais. O enfrentamento direto entre os dois candidatos, após o primeiro turno, teve grande repercussão. Durante o debate, os nomes de Dilma e Aécio eram os termos mais citados no Twitter - a petista foi mencionada 103 mil vezes na última hora do embate da Band, enquanto o tucano teve seu nome citado 102 mil vezes.

A BBC Brasil fez a medição de palavras e expressões usadas pelos candidatos durante o debate nas redes sociais.  Em reportagem, a BBC Brasil descreveu o clima do estúdio da Band  como "um octógono" e os presidenciáveis protagonizaram "uma luta de UFC" .  Entre os internautas a impressão sobre o debate pareceu ser a mesma, gerando diversos memes (conceito transmitido através de imagens e/ou frases pelas redes sociais).

>> Dilma e Aécio se enfrentam em debate na Rede Bandeirantes

>> Jornal Nacional cancela entrevistas com Dilma e Aécio 

>> Último debate eleitoral ganha forte repercussão nas redes sociais

As declarações dos candidatos e os principais assuntos discutidos, também foram temas de imagens e piadas nas redes sociais. O Bolsa Família foi um dos mais mencionados, principalmente porque, durante o debate, a “paternidade” do programa foi discutida entre Dilma e Aécio. De forma irônica, os jornais destacaram os discursos dos presidenciáveis. "Se fizermos um DNA do Bolsa Família, candidata, o pai será o presidente Fernando Henrique e a mãe será D. Ruth Cardoso", provocou Aécio. E Dilma rebateu: "Chegamos à fabulação, ao perigoso terreno da lenda. Vocês jamais aplicaram recursos em grandes programas sociais”.

Além disso, alguns veículos de comunicação consideraram que os termos mais usados no debate pelos presidenciáveis foi “leviandade”, “mentira”, “desinformação” e “falta de memória”. No entanto, no final do debate os candidatos trocaram beijos de despedida.

O discurso do 'medo' é outro tema de destaque na repercussão desta quarta. Segundo o Diário Estado de Minas, Dilma fez a primeira menção à palavra, já usada em sua campanha e destaca trechos do debate: "Acho que o povo brasileiro tem de ter muito medo, porque está em questão se vai ou não vai haver emprego". Ao que Aécio respondeu: "Realmente, há medo na sociedade brasileira hoje. Há medo do PT governar por mais 4 anos".

O EM considera que esta foi a primeira vez que os dois trocaram ataques frontais, com a petista citando corrupção e nepotismo para atingir o candidato tucano, que, por sua vez, fazia questão de trazer para o PSDB os méritos da criação de programas sociais, como o Bolsa Família.

No UOL, um infográfico acompanha em tempo real quantas vezes o nome dos candidatos é mencionado no Facebook. Nas últimas 24 horas, em mais de seis mil menções, a petista Dilma apareceu em 62% das vezes, enquanto o candidato do PSDB, Aécio Neves, 38%.

Ex-candidatos a presidência são relembrados nas redes sociais

Os ex-candidatos à presidência, presentes no debate do primeiro turno, também foram relembrados nas redes sociais. Alguns memes mostraram saudosismo às presenças de Eduardo Jorge, candidato pelo PV, e Luciana Genro, pelo Psol. Os outros candidatos apareceram em imagens que lembravam a final do Big Brother, reality show transmitido pela TV Globo. Entre outras piadas que circularam nas redes sociais durante e depois do debate.