ASSINE
search button

Ibope: Aécio tem 51% dos votos válidos, e Dilma, 49%

Compartilhar

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (15) sobre a corrida para a Presidência da República aponta os dois candidatos tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Aécio Neves (PSDB) tem 51% dos votos válidos e Dilma Rousseff (PT), 49%.

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

- Aécio Neves (PSDB): 45%

- Dilma Rousseff (PT): 43%

- Brancos e nulos: 7%

- Indecisos: 5%

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 9, Aécio tinha 46% e Dilma, 44%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Datafolha dá os mesmos percentuais

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (15) para a eleição presidencial mostra que o candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 51% dos votos válidos. Dilma Rousseff, do PT, aparece com  49%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Isso significa que os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Os números são iguais aos do último levantamento do Datafolha, divulgado dia 9.

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Aécio Neves (PSDB): 45%

Dilma Rousseff (PT): 43%

Votos brancos e nulos: 6%- 

Indecisos: 6%

Na margem de erro, os candidatos também estão empatados tecnicamente.

O Datafolha ouviu 9.081 eleitores em 366 municípios nos dias 14 e 15 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Aprovação do governo

A pesquisa também mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff (PT) tem a aprovação de 40% dos entrevistados. No levantamento anterior era de 39%. 

Já os que desaprovam o governo (consideram que ele é "ruim" ou "péssimo") somam 21% (ante 22% do levantamento anterior). Outros 38% classificam o governo como "regular" (eram 38% na última pesquisa).